Santista desenvolve conceito Eco Laundry

Santista desenvolve conceito Eco Laundry

Nova geração de tecidos começa pelos 12 lançamentos do inverno 2023.

Santista desenvolve conceito Eco Laundry

No desenvolvimento da coleção orientada ao inverno 2023, a Santista adotou o conceito Eco Laundry nos 12 lançamentos anunciados a semana passada em São Paulo. “São tecidos que trazem economia no processo de lavanderia, usando menos água, menos químicos, menos mão de obra, menos energia. Estamos olhando um passo a frente na cadeia”, explicou Newton Coelho, diretor de negócios da Santista S.A.

Os lançamentos estão distribuídos entre as quatro famílias de produto da companhia. São três novos artigos de denim em cada uma, desenvolvidos sob o conceito Eco Laundry.

Na Icon, a empresa adicionou o Frank, o First Denim 80’s e o Soft First Denim. A família Free Comfort Stretch ganhou o John, o Up e o Soft Up. De acordo com a Santista, o Up e o Soft Up receberam pontuação elevada no teste LSF (Light Sensitive Fabric), que define a sensibilidade do tecido à marcação a laser.

Dentro da Free Super Stretch, foram incluídos o New Like, o New Slime e o Push Up Light. Para a família Free Triblend, a empresa lançou o Taylor Triblend, o Taylor Lazuli Triblend e o Queen Triblend.

EXPECTATIVA DO ANO

Embora 2022 ainda esteja cercado de incertezas no segundo semestre com eleições em outubro e a Copa do Mundo de futebol em novembro, a Santista mantém a expectativa positiva para o ano em função dos bons resultados registrados entre janeiro e maio.

Coelho explica que a empresa não abre números. Menciona apenas que 2021 foi um ano de recuperação, com aumento de receita expressivo. Também comenta que a despeito da previsão cautelosa, os primeiros cinco meses surpreenderam com vendas bastante aquecidas. “A produção está rodando hoje acima de 2019”, afirma o executivo.

Desde final de janeiro, conta, a empresa opera com capacidade adicional de teares, que chegaram ao Brasil no final do ano passado. A Santista não prevê expansão da tecelagem em 2022. “Estamos trabalhando em aumentar a produtividade, tanto aqui (Brasil) como na Argentina”, explica o diretor.

Na Argentina, desde meados do ano passado, a Santista conta com sócio local, que adquiriu 45% do capital da empresa naquele país. A participação acionária foi comprada pelos irmãos Muia, empresários do ramo têxtil da Argentina.

Para Coelho, a Santista conta com um diferencial importante por ter um perfil diversificado de mercado, com negócios nas áreas de moda e profissional, além da exportação e das vendas para a Argentina, onde mantém planta industrial.

Copa do Mundo: de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022.

foto: divulgação