A empresa lança book com 132 produtos e projeta crescimento de receita de 20% para 2009, quando alcançaria R$ 26 milhões
A Tecnoblu lança sua coleção para o verão 2010, na qual o book conta com 135 produtos, entre etiquetas e tags, desenvolvidos a partir de 45 tipos de matérias-primas em três variantes de cor em cada uma. A coleção DNA da Tecnoblu reúne couros, materiais sintéticos e reciclados, acabamentos exclusivos e processos diferenciados, como o das etiquetas em Braille. No início de fevereiro, a empresa lança um complemento da coleção, com outros 40 artigos, além de novidades da linha de embalagens.
“São 14 novas matérias-primas fabricadas com material reciclável, além de outros 15 tags que passam a idéia de reutilização. No total, cerca de 80% dos produtos lançados são inéditos no mercado brasileiro”, conta Cristiano Buerger, proprietário da Tecnoblu.
Desenvolvido entre setembro e dezembro de 2008, o book foi elaborado pela equipe do Estúdio Tecnoblu, composta por nove funcionários da empresa entre estilistas, designers e grafiteiros. “Dessa vez, cada designer expressou seu sentimento e a formação da sua cultura de design e moda, baseado em música, cinema, culinária, estilos, viagens e outras inspirações individuais. A coleção DNA é o fruto de todos esses conceitos, emoções e sensações traduzidos em design, processos e tecnologia”, explica Buerger.
A linha de tags em Braille, lançada com a nova coleção, foi elaborada durante seis meses e tem como inspiração Ray Charles. “Uma das funcionárias da empresa já trabalhava em um projeto pesquisando maneiras de facilitar algumas coisas na vida de deficientes visuais. Achamos interessante e acabamos incorporando as pesquisas dela à nova coleção”, conta o executivo, acrescentando que alguns dos tags têm, também, adereços que produzem barulhos, ajudando o deficiente por meio da audição.
A coleção foi dividida em três tendências principais: Escandaloso, inspirado na excentricidade e diferenças entre as pessoas; Evolução, baseada na reavaliação de idéias e pensamentos, que conta com materiais naturais combinados a técnicas tradicionais; e Inventor, que preza pela realização de projetos e pelas idéias criativas colocadas em prática.
Planos para 2009
A Tecnoblu traça a estratégia para 2009, visando crescer em faturamento e volume de produção. Em 2008, a empresa investiu R$ 1,2 milhão na estrutura e compra de maquinário para processos diferenciados em tags. Com a medida, a fabricante vai aumentar em 30% o volume de produção. A projeção é de crescimento de 20% no faturamento deste ano, valor que corresponderá a R$ 26 milhões, ante os R$ 22 milhões registrados em 2008.
fotos: divulgação