Do country à febre dos vampiros, os estilos da estação passam pelo conforto associado às modelagens largas e pelas calças super justas
Durante o ViPreview, a Vicunha apresentou palestra abordando macrotendências para o jeans direcionadas aos mercados de moda feminina e masculina. As direções para o jeans infantil serão abordadas amanhã, 11, no último do evento em São Paulo (SP). Com diferentes influências, que vão desde o estilo country até os vampiros, a Vicunha dividiu as principais tendências da estação em quatro temas: Resgatar, Celebrar, Simplificar e Ousar.
[Resgatar]
O tema propõe a inspiração no passado para criar produtos novos e modernos. Tons claros de rosa, azul e verde formam a cartela de cores. A mistura dos estilos vintage, grunge, romântico e country são as influências destacadas, assim como os looks total denim.
[Celebrar]
A diversão e a ligação entre as pessoas dão base à criação das peças, além do compartilhamento de informações pela web. Rosa, azul e verde em tons marcantes estão na cartela de cores, e estampas, além da estética infantil, influenciam o design das peças.
[Simplificar]
A simplicidade e o desapego são os elementos de destaque. Caquis, cores claras e tecidos crus definem as cores do jeans, que chega sóbrio às coleções e em combinações de total denim.
[Ousar]
Rebeldia, ousadia, atitude e o estilo dark dos vampiros dão o tom das criações, que tem inspiração dos anos 1990. Cores usadas em grafites de rua, azul, vermelho e vermelho amarronzado estão entre os destaques para o jeans, que também sofre influência do estilo punk.
[Formas e efeitos]
Para identificar os pontos altos do denim feminino e masculino para a estação, a Vicunha contratou Camila Toledo e Jorge Grimberg, do bureau StyleSight.
:: Natureza Temperamental ::
:. Camuflagem; estilo rústico e natural
:. Modelagem boyfriend para as mulheres e aplicando o mesmo conceito de conforto para o guarda-roupa masculino
:. Lavanderia: manchas erosivas; sujinhos em tons terrosos, amarelados e esverdeados; puídos e rasgos; light e vintage wash
:. Detalhes: patches em profusão
:: Farm Girl (feminino) ::
:. Estilo country
:. Modelagens: camisas em denim com botões de pressão; macacão
:. Lavaderia: craquelados; faded wash
:. Detalhes: patches em outros tecidos e remendos; forro com estampas florais em barras viradas; forros estampados em geral
:: Gypset ::
:. Estilo hippie-chic, em referência ao jet-set
:. Modelagens: calças com boca de sino
:. Lavanderia: marmorizados; color denim; lavagens cruas; esbranquiçados; delavê
:. Detalhes: bordados; pedraria; tachas formando desenhos; patches dando efeito artístico
:: True Blood ::
:. Estilo “vampiresco”; cores como vermelho em tom de sangue, preto e branco total
:. Modelagens: skinny; jaquetas; coletes
:. Lavanderia: denim preto ou cru com manchas; forros em vermelho revelados através de puídos e rasgos; efeitos metálicos ou imitando couro; brilhos; lavagens ácidas
:. Detalhes: tachas em formato de espinhos; tachas de todos os estilos e tamanhos; zíperes nas pernas da calça
:: New Normal ::
:. Shapes antigos; alfaiataria no jeans;tecidos leves
:. Modelagens: blazeres; jaquetas; camisas em denim; macacões compridos e curtos; microshorts; calças retas; coletes
:. Lavanderia: lavagens escuras; resinados; tons caqui, azul e azul escuro
:. Detalhes: reforço nos ombros de jaquetas e blazeres; botões para fora da braguilha; look total denim
:: Street Power (masculino) ::
:. Efeitos com ar caseiro; moda com inspiração nas ruas; vintage; tendência western
:. Modelagens: coletes; jaquetas trabalhadas; skinny; real boyfriend; bermudas ajustadas na altura do joelho; macacão; cropped
:. Lavanderia: rasgos e desfiados com cara de feitos em casa; ácidas; remendos; bigodes 3D; pontos de luz; amassados em geral
:. Detalhes: bottons e patches em coletes; bolsos com lenço ou chaveiro para dar novo visual; patches em denim de vários tons; mistura de tecidos e aplicações; suspensórios e zíperes
Concurso para clientes
A Vicunha lançou durante o evento o concurso Seu Estilo Vicunha, que terá inscrições abertas a partir de 1º de março. Direcionado aos clientes da empresa, a intenção com a disputa é selecionar o modelo de ecobag a ser distribuída na próxima edição do Vipreview, referente às tendências do inverno 2011.
Para participar, o cliente deve inscrever até duas pessoas no site da empresa, enviando ficha técnica e piloto da bolsa, que deve usar índigo ou brim da empresa. O logotipo do cliente vencedor será estampado na peça, junto ao logo da Vicunha. Além disso, o primeiro colocado no concurso ganha passagens de avião e hospedagem em Fortaleza (CE) ou São Paulo (SP) com visita à fábrica de índigo Vicunha. Os segundo e terceiro colocados levam um iPod Nano e um livro de moda para cada membro da equipe, respectivamente.
fotos: divulgação Vicunha / Shinji Nagabe / Bruna Nishihata