Esta semana, a têxtil anuncia novidades como o chambray com elastano; o power stretch de 7,5 oz, o mais leve da família, o GOA-ODG, versão moderna de sobretinto; e três novas estampas para o denim
Estimulada pelo movimento provocado pela semana de feiras em São Paulo – são pelo menos seis eventos de moda realizados simultaneamente na cidade entre vestuário, calçados e acessórios, a Vicunha anuncia com exclusividade para o GBLjeans o preview de verão 2011, cujo lançamento oficial está marcado para o início do próximo mês. Entre as novidades previstas para a estação, a empresa aponta o GOA-ODG (Over Dye Grey), um artigo sobretinto, em versão moderna; dois reforços para a linha Power Stretch, como o Moss, o mais leve da família, e o black Berry; a estreia de chambray com 2% de elastano; e as novas estampas da Moove Printed para o denim.
“O over dye atual não tem nada a ver com o que se conhecia anteriormente por sobretingimento. A técnica atual enriquece o efeito com os processos em lavanderia, realçando a variação”, explica Patrícia Ribeiro, coordenadora de desenvolvimento de produto denim da empresa. O GOA-ODG tem a base blue sobretinta em tom acinzentado e acabamento em Deep Finish, para garantir o toque suave, diz.
O artigo figura entre os modelos a serem apresentados pela estilista Gloria Coelho durante o desfile da marca de roupa feminina Carlota Joakina, no último dia da SPFW, edição que mostra os lançamentos para o inverno 2010.
Para o verão 2011, a Vicunha adiciona mais quatro artigos com power stretch, destinados sobretudo à produção de jeggings. Uma das novidades é o Moss, de 7,5 oz, e a outra é o Berry, denim black de 10,3 oz.
Entre as opções leves, Patrícia destaca o lançamento da primeira coleção de chambray com elastano da empresa, como o Clark, de 6 oz.
Estampas no denim
O verão 2011 também terá reforço entre os denim estampados – todos com elastano e, por isso, a linha foi batizada de Moove Printed. Serão oito novas estampas, quatro em base blue e quatro em base black. Conforme Cinthia Philodimos, designer têxtil da área de desenvolvimento de produto índigo e brim da Vicunha, a opção foi trabalhar com estampas que simulam texturas, como as encontradas em função da construção de tecido ou de efeitos em lavanderia, e portanto, variam conforme o tipo de intervenção aplicado pela marca nas peças.
A estampa do Grosz parece com raios, que se destacam mais intensamente com a lavagem em lavanderia. “Isso porque o desenho está na base do tecido, e não por cima”, explica Cinthia.
De 8,5 oz, o Klee e o Starke têm base black, pendendo para o cinza conforme a intensidade da lavagem.
Lançamento em fevereiro
A Special Edition será apresentada ao mercado nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, na sede da empresa em São Paulo (SP). Nesta edição, a programação do ViPreview reservou o primeiro dia para clientes de moda feminina; 10, para moda masculina; e 11, para moda infantil.
A ideia é de continuidade em relação à coleção lançada para o inverno 2010. “O índigo é atemporal e a gente atende o mundo inteiro, características que tornam difícil a distinção entre estações”, pondera Renata Guarniero, gerente de marketing da Vicunha. A empresa procurou lançar opções de artigos leves destinados a camisas, vestidos e chemises, como pede a moda para a estação. “São artigos leves mas muito bem estruturados, e de toque suave”, acrescenta Renata.
fotos: GBLjeans / divulgação