O tecido que tem elasticidade na trama e no urdume é a principal novidade da estação do fabricante, que priorizou tecnologia de construção e conforto.
No verão 2017, a Vicunha reforçou a linha de tecidos com alta elasticidade, medida marcada pela estréia da linha Bi-Stretch Denim Fitness, que começa com dois artigos de alongamento 360º. Ambos contam com elasticidade tanto na trama quanto no urdume. O fabricante ampliou ainda as linhas Athletic Denim, com artigos de construção tipo malha e alta flexibilidade, e a Perfect Fit, com mistura de fibras e a tecnologia do fio T400.
O Wendy é o mais elástico da linha Bi-Stretch, com alongamento podendo alcançar 85%. A base dele mistura 83% algodão e 17% de elastano; tem peso de 9,7oz, tingimento Super Blue puro índigo e aspecto de construção cetim. O stretch do Raissa atinge 60% em base de 9,2 oz, que combina 60% algodão, 28% poliéster e 12% elastano. Tem efeito flamê sobre trama black, descreve Patrícia Ribeiro, coordenadora de desenvolvimento da área de denim, sobre o outro artigo da linha.
A Athletic Denim foi estendida com mais cinco artigos. O destaque é o Twist que usa fio T400, de alto retorno, na proporção de 11% para 87% de algodão e 2% elastano, com stretch de 80%, sendo indicado para calças do tipo tamanho único, aponta Renata Guarniero, gerente de marketing da Vicunha. O Gummy é a versão do Twist na sarja. Em construção cetim, o artigo mistura 61% de algodão, 36% de poliéster e 3% de elastano em base de 8,2oz e o power alcança 82%. O Gummy Black tem a mesma composição, com a trama em preto e elasticidade alongando até 90%, informa a Vicunha.
A linha Perfect Fit usa o fio T400 para garantir forte alongamento e rápido retorno à forma original. Na sua expansão, a novidade é o Sabrina cuja construção reúne 46% de algodão, 42% de liocel, 10% de poliéster T400 e 2% de elastano. “Além da estabilidade dimensional, ao tecido está associado o toque do liocel”, enfatiza Patrícia. Ela explica que apesar do peso de 7,5oz, por suas características, o novo produto se adequa a modelos de blusas e camisas, e não só para calças.
Mesmo batizada de Shirting Collection, de denim leve, a linha agrega tecidos que podem ser empregados para outros shapes além de camisa. O mais novo é o Stanley, em 100% liocel, com peso de 5,8oz. Ainda privilegiando o toque macio, Patrícia aponta para o Bradley, um 100% algodão, que usa sarja 4X1. “Esse tipo de construção deixa a sarja extremamente marcada, fica com cara de pesado, mas tem flexibilidade para formas amplas, como pantacourt”, avisa a coordenadora do denim.
Na sarja, a Vicunha lançou o Melissa, em 100% liocel; e o Stacy, que é 100% viscose. Também acrescentou mistura de fibras como liocel, algodão e elastano encontrada no artigo Felícia e Felícia Black; ou viscose com elastano, como no Burt, informa Renata.
Tendências da estação
Para o book VTrends, a empresa trabalhou com quatro tendências: Roots Recap, Nostalgic Remake, Notox e FreeRadicals. A primeira valoriza a tradição têxtil africana, com técnicas de tingimento como adire e batik, as estampas e o colorido característicos da região, diz Lorena Botti, headhunter da Vicunha. O tema Nostalgic Remake propõe releitura do passado, com romantismo e delicadeza, em silhuetas de camadas e babados, por exemplo.
A tendência Notox é o luxo sem ostentação, que não precisa de detox. Os shapes são minimalistas, caprichando em detalhes como plissados e amassados. A Free Radicals remete à estética da cena clubber dos anos 90, em que o contraste de cor é muito importante, assim como os shapes volumosos e estruturados, lembra Lorena.
Palestras internacionais
Para o ciclo de palestras no evento de três dias realizado no showroom da empresa na capital paulista, a Vicunha convidou Maria Cristina Pavarini, editora da revista Sportswear International, que tratou da importância das mídias sociais e da navegação pelo smartphone na decisão de compras dos consumidores.
Designer de lavanderia, o italiano Piero Turk reforçou a necessidade de adotar técnicas de beneficiamento que reduzam o impacto ambiental da atividade. Vasco Pizarro, diretor comercial da lavanderia da família em Portugal, enfatizou a relevância de investir na profissionalização do segmento das processadoras de jeans.
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