A multimarcas de Santos está reposicionando o mix de grifes com o aumento da oferta de jeans para incluir mulheres na faixa dos 18 anos
Aos 20 anos, a Arcobaleno, multimarcas de Santos, cidade do litoral sul de São Paulo, passa por um reposicionamento de perfil, focando no público jovem. Para isso, a loja investe em ações de marketing promocional, como a distribuição de caixas de chiclete especiais em baladas com a intenção de atrair jovens para o desfile de inverno que promoveu. A Arcobaleno vende as marcas de jeans Caos, MB Jeans, Evidence, Oh,Boy!, Civil, DBZ, Dress e Lilu.
Desde o início, a multimarcas atende mulheres na faixa etária entre os 25 e 55 anos das classes A e B, mas, atualmente, decidiu estender o atendimento a mulheres mais jovens, a partir dos 18 anos. “Fizemos uma reestruturação, sendo que as peças segmentadas para as jovens agora ficam logo na entrada da loja para chamar a atenção desse público”, afirma Doris Casabona, proprietária da Arcobaleno.
Para atrair esse público, a loja mandou produzir chicletes com embalagens personalizadas, que traziam fotos da coleção e telefone da loja. “Desde fevereiro, estamos criando estratégias e, para promover a coleção de inverno, fizemos um desfile com balada na própria loja. Tivemos a idéia do chiclete junto com a divulgação e teve uma boa repercussão, atraímos o público jovem e impulsionamos as vendas”, conta Doris.
O jeans representa 20% no faturamento da loja e quase todas as marcas são exclusivas. A Arcobaleno investe aproximadamente R$ 300 mil por coleção, fatura o dobro, e se abastece tanto sob pedido como em pronta-entrega. Segundo Doris, algumas marcas estão supervalorizando suas peças, estabelecendo preços fora do comum, que não correspondem ao produto que comercializam. Para a compra de coleção, ela viaja para Minas Gerais e Rio de Janeiro duas vezes a cada semestre, já para São Paulo, as viagens são semanais.
São aproximadamente 50 modelos de jeans por coleção, com uma peça em cada tamanho, que varia do 34 ao 46. A maioria das marcas são exclusivas na cidade, selecionadas de acordo com as exigências e as preferências dos clientes e com a experiência da proprietária e os conhecimentos de sua assistente, formada em Moda, que a acompanha nas compras nos showrooms.
Ao longo desses 20 anos, a Arcobaleno passou por um longo processo de mudanças. A multimarca começou com a moda festa, mas no decorrer dos anos passou a detectar uma outra necessidade de suas clientes. “As filhas das clientes necessitavam de uma moda mais jovem e casual e nós identificamos isso”, explica Doris. A loja passou a vender roupas para o dia-a-dia, e inseriu o jeans, com as marcas Evidence e Oh, Boy!, direcionadas para um público mais jovem, mas ainda assim, outra necessidade surgiu com o passar do tempo.
Segundo Doris, a procura por roupas de balada começou a aumentar e ela constatou que a loja estava em falta de peças que atendessem essas exigências. “As filhas das nossas clientes são bem novas e elas procuram roupa para sair à noite, ir a danceterias”, conta a empresária. Foi então, que a Arcobaleno começou a inserir peças mais glamurosas na loja, como as calças jeans trabalhadas com cristal Swarovisky da marca mineira Caos e decidiu atrair o público mais jovem, divulgando esse reposicionamento por meio do marketing.
Perfil da cidade – Santos
PIB de R$ 8,76 bilhões
1,2% PIB São Paulo
0,4% PIB Brasil
419 mil habitantes
72 km da capital paulista
Temperatura média anual – 25ºC
fotos: GBLjeans