Marketplace dedicado à região pretende reunir cerca de 300 marcas em um ano e exportar para países da América Latina
Reunir lojistas de uma mesma região em um marketplace de comércio eletrônico é a proposta do Giro No Brás, fruto de um ano de desenvolvimento e contatos com as marcas. Voltado para vendas de atacado, varejo e atacarejo, o e-commerce de roupas, acessórios e calçados atraiu até agora em torno de 50 lojas que atuam no Brás, área de comércio popular da capital paulista, com a meta de contar com mais de 300 marcas em um ano ampliando para os segmentos de cama, mesa, banho e itens de enxoval.
O site foi idealizado e tem como sócios Maria Cristina Terreiro Prado, cuja família de imigrantes portugueses foi dona da antiga Casa Ibérica, especializada em enxoval de noivas, hoje Shopping Oriente 500; Viviane Marrese que trabalhou no Walmart e na Zara; e Roberto Marques do Banco de Ideias, criador da TeleSena do Sílvio Santos e da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Segundo Maria Cristina, o marketplace teve investimentos de R$ 1 milhão, e é resultado de uma escolha cuidadosa das marcas. “Conversamos com cada fabricante que está no site priorizando a qualidade e disponibilidade de estoques”, completa.
O interesse é alcançar um público maior de lojistas e sacoleiros. E algumas lojas de atacado entraram no site para fazer uma experiência de varejo. Os próximos passos incluem divulgar o marketplace para atacadistas e lojistas de outras regiões do país, como o sul e nordeste, e habilitar as marcas participantes a exportar para países da América Latina.
De acordo com Maria Cristina, a vantagem para as marcas é a possibilidade de oferecer os produtos por um canal online sem ter que contar com infraestrutura própria de tecnologia. Cabe ao lojista participante administrar o estoque e enviar o produto ao comprador. O Giro no Brás fica responsável pelo atendimento ao consumidor (SAC), pela segurança das transações, infraestrutura tecnológica e marketing, recebendo 25% sobre o valor da venda. “Assim que a venda é efetuada pelo site e o pagamento confirmado, o valor vai automaticamente para a conta do lojista”, diz Maria Cristina.
Em uma conjuntura na qual os compradores estão limitando gastos com ônibus e diárias de hotel, é cada vez mais importante para as marcas contarem com outras formas de distribuição, reforça a empresária. O site fez uma parceria de marketing com o apresentador Ratinho e quer atender sacoleiros e compradores das classes C, D e E.
A região do Brás é uma das maiores em área de comércio popular da América Latina, com 55 ruas comerciais, 15 mil lojas e pontos comerciais formalizados, recebe em torno de 500 ônibus fretados por dia e 400 mil pessoas, chegando a 900 mil em datas comemorativas, segundo a associação dos lojistas.