Não há regras ou fórmulas, a solução passa por experiência, bom gosto, conhecimento técnico e criatividade
Não é só o ponto de luz que faz com que designers de lavanderia e estilistas quebrem a cabeça à procura do local ideal para aplicar os efeitos. No entanto, a procura pelo espaço perfeito para colocar o ponto de luz é um pouco mais complicada que nos demais, já que as regras mais ou menos aceitas pelo mercado não funcionam necessariamente nessa decisão. Não há certo nem errado para escolher onde aplicar o ponto iluminado.
“É de grande importância a participação de um designer de lavanderia na escolha da localização, já que equívocos podem fazer a diferença entre o moderno e o ridículo. Apesar de a escolha pelos locais tradicionais ser a mais segura, você pode simplesmente jogar pontos que parecem à primeira vista aleatórios e obter uma peça sensacional. Entretanto, é muito difícil que o resultado seja bom, caso a escolha seja realmente aleatória. Daí a relevância de contar com um profissional capacitado para desenvolver o processo “, conta Maurício Lobo, consultor de moda.
Durante a elaboração desta nova edição do Canal Especial, os representantes de todas as lavanderias consultadas concordaram que a maneira mais segura de garantir que o efeito não fique exagerado ou fora do esperado é, de fato, ater-se aos locais tradicionais de desgaste.
Tendo isso em vista, nas calças, as áreas mais visadas para aplicações básicas de ponto de luz correspondem à região dos joelhos (na frente e atrás), parte superior frontal das coxas, bolsos traseiros e barra traseira.
“Há quem coloque o efeito em partes que não têm nada a ver com os pontos de desgaste natural, mas são poucas as marcas que arriscam, pelo medo de a peça ficar nem moderna nem harmoniosa”, explica Éder Matavelli, da Grotem.
fotos: acervo Maurício Lobo