Os novos passos incluíram a separação como entidade independente da Sustainable Apparel Coalition, que criou o índice há uma década.

Depois de dez anos de criado por players concorrentes da indústria têxtil de moda, reunidos em torno da Sustainable Apparel Coalition (SAC), o Higg Index dá novos passos, disposto a obter impulso. Há cerca de um ano foi criada a Higg Co como uma empresa de tecnologia, sediada em San Francisco, para unificar e dimensionar indicadores de sustentabilidade para a produção de moda – têxtil, vestuário e calçados.
Embora a SAC ainda esteja sob controle da coalisão, a nova empresa recebeu investimentos de três fundos: Titan Grove Holdings, Buckhill Capital e Sanjeev Bahl de Saiburg BV. A Higg Co desenvolve e hospeda ferramentas de TI que ajudam a medir indicadores de sustentabilidade, social e ambiental. E permite que as empresas integrem esses dados mensuráveis diretamente em seus próprios sistemas internos de controle.
Segundo comunicado de maio da empresa, nesse um ano, aumentou a oferta de produtos para incluir avaliações de marca e atualizou a experiência dos usuários com o conjunto de ferramentas. “Também permitiu a conclusão de mais de 10.000 avaliações de fábrica em mais de 80 países e agora emprega mais de 50 pessoas”, completou a nota de imprensa.
O Higg Index permite que a indústria de vestuário, calçados e têxtil aferir os impactos ambientais e sociais de seus produtos, avalie a sustentabilidade da fabricação, identifique áreas de melhoria e tome decisões com base no fornecimento e ciclo de vida do produto por toda a cadeia de valor. De forma que os usuários possam medir e pontuar o desempenho sustentável de uma empresa ou de um produto. Mais recentemente, o índice fez parceria com o ZDHC, de forma a desenvolver a nova seção de produtos químicos do Módulo Ambiental da Higg Facility (Higg FEM).
PERMITE COMPARAÇÕES ENTRE EMPRESAS
Esse módulo é destinado à indústria. Os indicadores não cobrem a empresa como um todo. Medem o impacto de cada unidade industrial. De acordo com a Higg Co, os usuários devem realizar as avaliações pelo menos uma vez por ano. E são verificadas por avaliadores locais aprovados pela SAC. O benchmarking por tipo de instalação permite que os gestores comparem seu desempenho com o de seus concorrentes, destaca.
O Higg FEM trabalha com sete métricas:
- Sistemas de gestão ambiental
- Uso de energia e emissões de gases de efeito estufa
- Uso de água
- Águas residuais
- Emissões para a atmosfera
- Gestão de resíduos
- Uso e gerenciamento de produtos químicos
O Higg Brand & Retail Tool destina-se a marcas e varejistas. Esse conjunto é empregado para avaliar a sustentabilidade do ciclo de vida de produtos, desempenho ambiental e impactos sociais da atividade. A verificação passa pelos estágios de:
- Sistema de gestão
- Produto
- Cadeia de fornecimento
- Embalagem
- Uso e usuário final
- Lojas de varejo
- Escritórios
- Transporte
- Centros de Distribuição
O Higg Product Tools dispõe de informações para que marcas, varejistas e indústria possam entender o impacto ambiental do produto já na fase de design e também depois de pronto. Esse conjunto deverá anunciar atualizações a partir de agosto.
Não é permitida a reprodução total, ou parcial, do conteúdo publicado no Guia de Certificações, sem a prévia e expressa autorização da SPPress Editora.