Environmental Product Declarations ajudam a medir o impacto ambiental de produtos concorrentes pelo ciclo de vida de cada um.

A Declaração Ambiental de Produto (DAP) ou EPD (do inglês Environmental Product Declaration) é uma certificação que verifica e mede o ciclo de vida de produtos de acordo com a norma ISO 14025. Essas declarações fornecem dados ambientais quantificados e verificados por terceiros para os produtos. Embora existam desde a década de 1990, só mais recentemente vêm ganhando projeção. Você ainda vai ouvir falar em EPDs.
No Brasil, a Fundação Vanzolini é um operador local do International EPD System desde 2018. Levantamento da fundação feito especialmente para o GBLjeans mostra que a primeira EPD de moda foi publicada no mundo em 2018. Em maio de 2019, eram 30 na plataforma. Felipe Coelho, especialista em EPD da Vanzolini, ressalta que a participação acelerou de lá para cá.
Em julho de 2020, o sistema computava 80 EPDs publicadas no mundo. A maior parte da área de denim. “Não é muito, mas é um sinalizador de mudança importante”, diz.
Do total do setor têxtil, 49 são declarações publicadas por duas empresas do grupo turco Sanko. Só da Isko são 32, expedidas este ano. A Martelli, divisão de lavanderia do grupo, conta com outras 17 EPDs tornadas públicas, também neste ano.
Tem ainda declarações ambientais de outro fabricante turco, a Orta, além de fabricantes de fios como a Aquafil, com o Econyl, ou marcas de roupas, como a sueca Fristad para produtos da linha Green.
A Fundação Vanzolini é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada e gerida por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo).
COMO FUNCIONAM AS EPDs
As declarações ambientais diferem das certificações tradicionais. É mais parecida com um rótulo nutricional, encontrados nas embalagens de alimentos, exemplifica Coelho. De modo que o consumidor ao consultar as informações impressas consegue enxergar as diferenças entre produtos (ou a falta delas). Mas, embora as empresas possam levar as informações até o consumidor, a troca de dados ainda está mais restrita ao relacionamento entre empresas. Até porque os relatórios gerados por essas medições são bastante complexos com, pelo menos, 20 páginas.
Isso porque as EPDs avaliam o ciclo de vida do produto desde a extração de recursos, a produção, o transporte, uso e chega ao fim da vida útil. Mostram as medições de emissão de gases de efeito estufa, consumo de água e de energia, poluição, embalagens e até o uso pelo consumidor calculado através da criação de cenários de futuro.
EPDs BARRAM GREENWASHING
Essas medições colocam em xeque o greenwashing. “Às vezes um produto de baixa qualidade, pode ter um impacto ambiental baixo de produção, e a empresa lança isso como marketing. Mas se somar tudo no ciclo de vida inteiro do produto, o impacto pode ser maior. O conceito muda e não é óbvio”, explica Coelho.
Do ponto de vista da empresa, no caso do jeans, as medições ajudam a ter uma radiografia que indica o impacto da matéria-prima, da lavanderia, e assim por diante. Quantifica benefícios sobre os quais se fala geralmente qualitativamente.
O especialista dá como exemplo uma empresa que para fazer o tecido usa 50% de algodão virgem e 50% reutilizado. Inicialmente, parece bom. “Com a metodologia, dá para saber o que significa do ponto de vista ambiental. Quanto isso diminuiu a pegada de carbono, quanto diminuiu o consumo de energia. Às vezes, usar matéria reciclada pode representar um impacto ambiental até maior do que usar matéria virgem. Isso significa que a empresa estava fazendo greenwash e não sabia. E a EPD ajuda nessa análise”, explica Coelho.
QUANTO CUSTA UMA EPD
As declarações são atestadas por verificadores autorizados. Aprovadas, as EPDs são encaminhadas, no caso brasileiro, para a Fundação Vanzolini que faz a publicação. Os dados ficam abertos e disponíveis no site do operador do programa.
Até julho, o Brasil contava com 15 EPDs publicadas. Coelho explica que uma empresa pode ter quantas EPDs desejar.
Uma EPD tem validade de cinco anos, mas precisa de acompanhamento anual dos impactos. Os custos são desdobrados em três etapas: preparação do ciclo de vida do produto, verificação e publicação. Os dois primeiros são os mais altos, destaca Coelho.
Para publicar uma EPD no Brasil custa R$ 4 mil. Na Europa, a taxa de publicação é de €1,5 mil. Tem ainda uma taxa anual de R$8 mil, custo por empresa não importando a quantidade de EPDs publicadas.