Piloto do portal Conecta começou a operar com multimarcas e franquiados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul
Ao longo do terceiro trimestre de 2018, a Cia Hering concluiu a primeira etapa de implantação do Portal Conecta, pelo qual multimarcas e franquiados poderão colocar pedidos e obter suporte. Na primeira fase, o sistema BtoB contempla a venda programada de reposição depois de realizado o showroom de coleção e a venda de saldos, com piloto para lojistas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. De acordo com a empresa, cerca de 40% dos pedidos recebidos no período foram feitos por meio do novo sistema. O próximo passo é liberar o Conecta para São Paulo.
Em conferência com analistas de mercado sobre o desempenho financeiro no terceiro trimestre, a companhia informou que espera cobrir o país até o início do ano que vem. Do lado do consumidor, as 79 lojas próprias da empresa já tiveram as aplicações de as modalidades de Pick up in Store e Showrooming implementadas – 54 da Hering Store, 13 da Hering Kids, 10 da Puc e 2 da Dzarm. A companhia conta que 15 lojas próprias estão preparadas para o modelo que prevê a compra online pelo consumidor, com entrega realizada a partir da unidade mais próxima indicada por ele, utilizando a base de estoque da própria loja.
Para estender essa modalidade para franquias, a companhia vai adotar a Câmara de Compensação, que entrou em fase final de testes. A expectativa é ter três franquias integrando o sistema até o final de dezembro. A Cia Hering prevê implementar o projeto para a totalidade das lojas até o fim de 2019.
RESULTADOS DO TERCEIRO TRIMESTRE
De julho a setembro, o desempenho da varejista foi modesto. A receita líquida cresceu 2,8%, indo para R$ 385,52 milhões. O lucro líquido aumento 1% registrando R$ 52,41 milhões. No período apenas as vendas da Hering Store e da Dzarm cresceram. As demais marcas (Hering Kids, Puc e Espaço Outlet) sofreram com queda nas vendas.
Os resultados foram afetados pela menor produtividade fabril e pelo menor volume de produção. A situação deve melhorar com os reflexos do fechamento de duas fábricas e a dispensa de 1,3 mil funcionários. O trabalho foi transferido para as plantas em operação. Houve, ainda, uma sobra além do previsto das coleções de outono/inverno que teve que ser liquidada. No terceiro trimestre, foram produzidos 4,63 milhões de peças, queda de 0,3% sobre igual trimestre do ano passado.
O investimento de julho a setembro correspondeu a R$ 11,8 milhões, redução de 11,9% sobre 2017.
DESEMPENHO NOS NOVE PRIMEIROS MESES
A receita líquida consolidada de janeiro a setembro de R$ 1,09 bilhão mostra recuo de 1,7% sobre os resultados dos primeiros nove meses de 2017. A queda foi ainda maior na apuração do lucro líquido, que caiu 19% nesse confronto, para registrar R$ 144,01 milhões. Nesse período, apenas a receita bruta da Dzarm cresceu, as demais marcas registraram redução de vendas. O investimento até setembro somou R$ 22,9 milhões, 34% menos que no mesmo período do ano passado.
CONTINUAM AJUSTES NA REDE DE LOJAS
A companhia encerrou setembro com 759 lojas, com 18 lojas a menos do que tinha em junho. Foram encerradas 14 Hering Store e abertas duas. Da Hering Kids fecharam três e inauguraram quatro. E a rede da Puc ficou com uma lojas a menos. Assim, a rede permaneceu com 581 unidades Hering Store; 100 Hering Kids; 47 Puc; três Dzarm; oito Espaço Outlet; além das 20 operações no exterior.
Com esse ajuste, desde janeiro até setembro, a Cia Hering fechou 46 lojas, sendo que a maior redução foi aplicada no primeiro trimestre, com o encerramento de 27 pontos de venda no Brasil.