Ainda assim, a holding avalia o desempenho como positivo, mantendo os planos de integrar tecnologia a mais lojas
Até o final do ano, a Restoque avalia que concluirá todos os ajustes que foram necessários para colocar a empresa em um patamar considerado saudável. “A partir de 2019, a gente volta a crescer em receita, com uma base de lojas saudável e aumento da participação do ecommerce”, afirmou a investidores Livinston Bauermeister, CEO da companhia dona da Le Lis Blanc, da Dudalina, da John John, da Bo.Bô, da Rosa Chá, da Base e da Individual. Durante a teleconferência, a empresa apresentou os resultados do terceiro trimestre, no qual
o lucro líquído foi menor que os ganhos reportados desde o final do ano passado.
A Restoque anotou lucro líquido de R$ 7,8 milhões de julho a setembro, que reverteu o prejuízo registrado no terceiro trimestre de 2017. Porém, em relação ao segundo trimestre, a queda foi acentuada. No trimestre encerrado em junho, a companhia assinalou ganho de R$ 30,2 milhões. A receita líquida do terceiro trimestre caiu 0,6% sobre igual período do ano passado, para R$ 314,2 milhões. O ecommerce contribuiu com R$ 8,3 milhões da receita do trimestre.
No acumulado de nove meses, a receita líquida da holding recuou 0,7% na mesma base de comparação para R$ 947,4 milhões. O lucro líquido de janeiro a setembro totalizou 58,4 milhões, revertendo o prejuízo do mesmo período do ano passado.
31 LOJAS FECHADAS ATÉ SETEMBRO
Entre os ajustes realizados pela Restoque está o fechamento de pontos de venda, medida que vem sendo tomada desde o início de 2017. Só em 2018, até setembro, foram encerradas 31 operações, 17 das quais no terceiro trimestre. Com isso, a Le Lis Blanc ficou com quatro unidades a menos do que tinha em junho, mantendo 92 lojas. A Dudalina tem 68 pontos, seis a menos do que tinha ao final do semestre. A John John fechou três, operando atualmente com 49 unidades. A Bo.Bô perdeu quatro ficando com 27 lojas, enquanto a Rosa Chá manteve os 19 pontos de venda que tem desde março. Deste modo, a rede de varejo das marcas compreendia 255 lojas, todas próprias, ao final do terceiro trimestre.
TECNOLOGIA DAS LOJAS
O projeto de omnichannel da Restoque teve avanços. Segundo a empresa, a integração do sistema de gestão de vendas e indicadores online, chamado de LiveRetail, a um módulo de check-out móvel, e também com o e-commerce e com o sistema de CRM foi implementada em 21 lojas. A previsão é incluir mais nove até o final do ano. “Esperamos consolidar o projeto para todas as lojas ainda no primeiro semestre de 2019”, informou Bauermeister aos analistas de mercado.
O investimento entre julho e setembro totalizou R$ 37,94 milhões. No acumulado de nove meses, o desembolso somou R$ 112,1 milhões.