Inscrições para a iniciativa que pretende revelar talentos para o jeans entre estudantes de moda do país ficam abertas até 15 de dezembro

A DCSP (Denim City São Paulo) vai promover o Desafio Denim Next 2026, voltado a estudantes de moda e áreas correlatas matriculados em instituições de ensino de todo o país. Idealizada em parceria com o gestor de moda Maurício Lobo, a iniciativa pretende aproximar o ensino acadêmico da realidade da indústria, estimulando a inovação e a sustentabilidade no futuro do jeanswear brasileiro. Gratuitas, as inscrições para o Denim Next 2026 estão abertas e vão até 15 de dezembro.
Cada aluno deverá propor um projeto inédito a partir de uma única peça, calça ou jaqueta. E pode escolher qual categoria disputará. São duas. Criação Conceitual é a categoria orientada ao design autoral e à experimentação estética. Ou a Upcycling que propõe a reinvenção de peças jeans usadas.
Em janeiro, está previsto o processo de seleção, com o anúncio dos finalistas programado para fevereiro. Haverá, então, em abril, a exposição e a escolha do projeto vencedor, como parte da programação da semana de lançamentos das têxteis do setor de jeans e que mantêm showroom na DCSP, localizada no bairro do Brás, na capital paulista.
Das inscrições realizadas, o Denim Next 2026 selecionará 12 finalistas, seis de cada categoria.
Para Maurício Lobo, o Desafio Denim Next 2026 representa uma oportunidade de aproximar o ensino de moda no Brasil com as demandas reais do mercado têxtil em geral e do jeanswear, em particular. “É preciso mais interação do acadêmico com as ruas, os centros comerciais, o comportamento de mercado e o chão de fábrica. E, por outro lado, o mercado precisa se abrir para levar às instituições de ensino suas ‘dores’ e experiências, para que juntos descubram novos caminhos e possibilidades em seus interesses”, ressalta Lobo ao GBLjeans.
NOVA GERAÇÃO
A partir dessa primeira edição do Desafio Denim Next 2026, a DCSP visa se estabelecer como um espaço de colaboração, pesquisa e diálogo entre marcas, startups, fornecedores, universidades e outros elos do mercado. “Nosso objetivo é formar uma nova geração de profissionais capazes de unir criatividade, técnica e consciência socioambiental”, destaca Maurício Lobo, idealizador do projeto.
Conforme comunicado de imprensa sobre o desafio, a ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS 4, 9, 12 e 17). Dessa forma, a DCSP entende que coopera para reforçar o compromisso do setor com Educação de Qualidade, Inovação, Produção Sustentável e Parcerias Estratégicas.
PREMIAÇÃO
Pelo regulamento, o desafio premiará três finalistas. O 1º lugar receberá R$5,5 mil, 22 mil metros de tecido denim e um troféu especial Denim Next 2026.
Para o 2º lugar, o prêmio é de R$ 3 mil, 13 metros de tecido e placa de participação. A premiação do 3º lugar é de R$ 1,5 mil, 10 metros de tecido e placa de participação.
FUSÃO DE EXPERIÊNCIAS
Maurício Lobo defende a aproximação entre estudantes e a indústria como forma de arejar o momento de apreensão e incerteza que vive o mercado da moda. “Tudo o que fez uma marca ou empresa chegar até aqui já não é mais suficiente para levá-la adiante. A chave para navegar nesse cenário é a união entre duas formas de “experiência”. A experiência do adjetivo — de quem tem vivência e bagagem de mercado — e a experiência do substantivo — de experimentar, errar e corrigir, que está no DNA dessa nova geração. Essa fusão entre saber e testar, entre técnica e ousadia, é o que permitirá à cadeia criar novos caminhos de sucesso sustentáveis em todos os sentidos”, acrescenta.




