Empresário presidente do Conselho de Administração da Vicunha é reeleito para liderar a entidade até 2028

A Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) reelegeu Ricardo Steinbruch para a presidência de seu Conselho de Administração no triênio de 2026 a 2028. Segundo o empresário, o próximo ciclo será dedicado ao avanço de pautas estruturantes, como a melhoria do ambiente de negócios, a redução do custo Brasil, o estímulo ao investimento produtivo e a busca por igualdade tributária entre produtos nacionais e importados.
No próximo triênio, ganharão espaço questões ligadas ao avanço da digitalização da indústria têxtil e de vestuário, aumento da produtividade no setor, desenvolvimento tecnológico e formação profissional. Por comunicado à imprensa, a entidade empresarial afirma que sustentabilidade permanece como uma das prioridades estratégicas, com ações para estimular a economia circular, a produção responsável e rastreável, inovação e design.
“Também objetivamos expandir mercados, aumentando a presença do produto nacional tanto no consumo interno quanto nas exportações”, declarou Steinbruch no comunicado.
O novo conselho liderado por Ricardo Steinbruch tomará posse em janeiro de 2026. “A força da Abit está em mobilizar indústria, governo e sociedade para garantir que a produção nacional continue gerando empregos, riqueza e perspectivas de futuro para o país”, completou o presidente da entidade.
Com mais de 35 anos de atuação na indústria têxtil, Steinbruch é presidente do Conselho de Administração da Vicunha Têxtil, da AVCO Polímeros Brasil, da Finobrasa Agroindustrial, da Pajuçara Confecções e da Fibra Empreendimentos Imobiliários. Ele também participa de entidades empresariais e culturais, como o IEDI, a Coscex/Fiesp e o Conselho Consultivo da Pinacoteca de São Paulo.
A Abit, que completou 68 anos em 2025, representa um setor cujo faturamento anual de totalizou R$221 bilhões em 2024, reunindo 25,7 mil empresas de todos os portes.
foto: divulgação Abit




