Contratação do executivo faz parte de um novo ciclo de desenvolvimento da companhia no mercado global.

Marco Antônio Branquinho Filho é o novo presidente da Vicunha Têxtil. A mudança foi anunciada ontem, 9 de setembro, pela companhia. Por comunicado à imprensa, a Vicunha explica que a contratação do executivo “marca o início de um novo ciclo de desenvolvimento da empresa e impulsiona uma gestão voltada à alta performance”.
Com 30 anos de experiência, Branquinho comandou a Cedro Têxtil de 2014 a março de 2025, empresa na qual já trabalhava como executivo desde 2004. De 1996 a 2004, ele atuou como consultor de negócios em companhias como Acesita, Belgo Mineira, Gerdau, Volkswagen, Ambev, Votorantim Metais, Cia Vale do Rio Doce, além de passagens pelo Ministério da Fazenda e Secretarias da Fazenda dos estados de Mato Grosso e Pernambuco.
Formado em Engenharia Mecânica, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios e MBA em Comércio e Finanças para Economia Têxtil Internacional, tem especialização em Direito Empresarial. Branquinho foi membro da Mobilização Empresarial para Inovação (MEI), da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Também foi vice-presidente do Instituto Minas Pela Paz (IMPP), da Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (ACI), do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Minas Gerais (SIFT-MG) e do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Vestuário (ABIT).
“Chego animado com as possibilidades de desenvolvimento da Vicunha. Quero contribuir com a evolução da cultura de resultados, a valorização de uma equipe qualificada e a modernização dos processos que garantem nossa posição de liderança em inovação e sustentabilidade”, afirmou o novo presidente da Vicunha no comunicado de imprensa.
Branquinho assume o cargo antes ocupado por Marcos Antônio De Marchi, que foi para o conselho de administração.
NOVO CFO
Junto com o anúncio do novo presidente, a Vicunha também informou a contratação de Rafael Pavão como diretor financeiro. Nos últimos dois anos, ele trabalhou no Banco Sofisa como diretor de crédito. Antes, esteve por 18 anos no Banco Fibra, onde atuou como diretor comercial, diretor de crédito, superintendente executivo de concessão e reestruturação de crédito, superintendente de concessão de crédito e gerente de crédito. Rafael é formado em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de São Paulo, com MBA em Agronegócios pela Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas).
“A chegada de ambos fortalece a confiabilidade do negócio e ajuda a consolidar ainda mais a Vicunha como uma empresa global, referência em mercados como Brasil, América Latina, Europa e Ásia”, declarou no comunicado de imprensa Ricardo Steinbruch. presidente do conselho de administração da Vicunha.