Drops News: agito no mercado de brechós

Drops News: agitação no mercado de brechós

Em dezembro, Enjoei compra Gringa; Das Roupas abre loja; Riachuelo vai alugar roupas.

Assumido como parte do circuito que forma a moda circular, o comércio de roupas usadas vem mudando de status também no Brasil. Em dezembro, o país registrou agito no mercado de brechós, com incorporação de negócios, abertura de ponto físico e a Riachuelo entrando no mercado de aluguel de roupas.

Enjoei compra brechó de Fiorella Matheis

Drops News: agitação no mercado de brechós com Enjoei e Gringa
Interior da pop up store do Gringa no Leblon (site)

Plataforma online de compra e venda de roupas usadas, o Enjoei amplia o mix ao incorporar o Gringa, fundado em 2020 pela atriz Fiorella Matheis. O nome faz referência ao apelido do personagem que ela desempenha no seriado Vai que Cola. Para o Enjoei, é um canal estruturado que permitirá disputar o mercado de luxo de segunda mão.

O agito no mercado de brechós Enjoei informou ao mercado que vai pagar R$14,5 milhões pelo Gringa, que continuará como plataforma independente. Disse ainda que Fiorella seguirá à frente do negócio, como executiva e embaixadora.

Conforme fato relevante sobre a operação, anualizado até outubro de 2021, o GMV do Gringa atingiria R$18 milhões, registrando 140 mil visitas por mês.

De acordo com o balanço publicado pelo Enjoei, que abriu capital há um ano, a companhia obteve receita líquida de R$76,5 milhões de janeiro a setembro de 2021. Mas acumula perda no período, com prejuízo líquido de R$85 milhões.

No terceiro trimestre, o brechó online reporta receita líquida de R$25,9 milhões e prejuízo líquido de R$23,2 milhões de julho a setembro.

Daz Roupas abre segunda loja física

Drops News: agitação no mercado de brechós com Daz Roupas
Interior da loja de Pinheiros (site)

Fundado em 2016, o Daz Roupaz começou pelo modelo tradicional com loja numa importante rua comercial da capital paulista, no bairro de Pinheiros, pelas irmãs Gabriella e Julia Wolff. O ecommerce foi inaugurado em 2020. Agora em dezembro, elas abriram a segunda loja em outro corredor comercial de São Paulo, no bairro do Itaim Bibi. O novo ponto ocupa 200 mteros quadrados.

Em 2021, a empresa emprega 30 colaboradores, entre a loja física e a operação online. Movimenta cerca de 15 mil peças por mês, vendidas ao preço médio de R$40. Conforme a empresa, o plano para 2022 inclui abertura de mais lojas, instalação de novos pontos de coletasde peças e expansão de seu e-commerce.

Dessa forma, o Daz Roupaa planeja atingir faturamento de R$10 milhões em 2022. E estimula o agito no mercado de brechós.

Em paralelo com a loja física do Itaim Bibi, o brechó lançou o Daz Circular, descrito como o primeiro clube de moda circular, com assinatura a partir de R$ 3,99 por mês.

Na loja atual o estoque é reposto assim que entram novas peças. Já no ecommerce sobem cerca de 200 novas peças diariamente, que são vendidas em uma semana, afirma a empresa. O encalhe é estimado em 10%.

“Somos um brechó de compra de peças e não de consignação, o que facilita muito a vida dos nossos clientes. Qualquer pessoa que chegar na loja pode vender suas peças e recebe o pagamento na hora, sem aquele processo burocrático e demorado como é na maioria dos brechós. A média de preço nos concorrentes é o triplo do nosso na mesma peça pois esperam vender para pagar o fornecedor, enquanto nós pagamos na frente”, explica Julia Wolff, em comunicado à imprensa.

Riachuelo lança opção de aluguel de roupas

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Look do Aluguel Riachuelo (site)

Em parceria com a empresa brasileira de aluguel de roupas casuais Clorent, a Riachuelo colocou no ar o site Aluguel Riachuelo. Neste momento, apenas com roupas femininas. O novo serviço tem três opções.

A contratação chamada de one shot é o aluguel avulso de uma ou mais peças. Já a assinatura mensal custa R$189 e o cliente escolhe três peças por mês. A terceira modalidade de aluguel é a malinha de viagem. A cliente pode contratar três, cinco, sete ou dez peças por 15 dias, em planos que custam de R$350 (três peças) a R$950 (dez peças).

A Clorent é uma plataforma digital de aluguel de roupas, criada por Ana Teresa Saad e Eduarda Ferraz há cerca quatro anos. A Riachuelo é a primeira grande varejista de moda que se une ao projeto no formato whitelabel.