Escola e hospital promovem desfile

Pelo terceiro ano, a Anhembi Morumbi ajuda a campanha do Pérola Byington na prevenção ao câncer de mama e apoio a pacientes.

Na próxima sexta-feira, 25 de outubro, a Anhembi Morumbi organiza evento de moda que visa promover a automestima de mulheres com câncer de mama e a importância do autoexame e da realização de mamografia como métodos de prevenção da doença. Pelo terceiro ano consecutivo, a escola faz um desfile com roupas criadas por 21 voluntários, entre alunos e professores do curso de Design de Moda, que serão desfiladas por pacientes em tratamento no hospital Pérola Byington.

Cena do desfile do ano passaado

O evento mobiliza também voluntários de outras áreas: alunos de Negócios da Moda, que atuam na organização, de Produção Musical, que editam a trilha sonora, e de Estética e Cosmética, que farão maquiagem e cuidarão dos cabelos das mulheres que subirão à passarela. Foram desenvolvidos 33 looks completos. Em princípio, são aguardadas 32 mulheres. “O grupo pode ser menor dependendo da disposição de cada uma no dia”, explica a universidade.

O desfile está programado para a tarde de sexta-feira no campus Morumbi, na capital paulista. Está aberto a pacientes, familiares de pacientes, convidados do hospital, alunos, diretores da universidade. O hospital é um centro de referência da saúde da mulher e integra a rede do governo estadual. Esse é o nono desfile da primavera organizado pelo hospital. O tema da edição é O Bordado do Improviso. A equipe de design voluntária decidiu usar crochê, tricô, tear e bordados, todos feitos à mão. “A técnica de crochê e tricô foi escolhida por dar origem a um tecido maleável e resiliente, características encontradas nessas mulheres que lutam pela vida, muitas vezes no improviso”, afirma em comunicado Eloize Navalon, coordenadora do curso de Design de Moda.

Na descrição do projeto, a equipe explica que a coleção tem muito branco, “por representar o recomeço. Os desenhos simbolizam o sistema imunológico. Nestas imagens, tons violáceos, azuis e lavanda remetem a uma crença metafísica do poder desses tons para a transformação pessoal e elevação espiritual. O violeta e o roxo, por exemplo, ajudam a combater os medos e contribui para a paz limpando a mente de transtornos emocionais”.