Fasm e Instituto de Câncer de São Paulo promovem desfile

Como parte da campanha Mulheres entre lenços e histórias, ação marcou o final do Outubro Rosa destinada a conscientização e combate ao câncer de mama.

Outubro foi marcado por diversas ações de prevenção ao câncer de mama, incluindo iniciativas com estudantes de todo o Brasil. No mundo da moda, as faculdades se mobilizaram para fazer trabalhos conjuntos e promover desfiles com pacientes. Na última quarta-feira do mês, 29 de outubro, as pacientes do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde e a Faculdade de Medicina da USP, realizaram um desfile com figurinos produzidos pelos alunos de graduação em Moda da Fasm (Faculdade Santa Marcelina). Elas tiveram um dia de modelo em evento que integrou a campanha Mulheres entre lenços e histórias, marcando o final do Outubro Rosa, mês destinado a conscientização e combate ao câncer de mama.

As 24 pacientes que participaram do desfile foram indicadas pelos médicos do instituto e estão em fase final do tratamento. Nos últimos dois meses, os estudantes de moda da Santa Marcelina estiveram no hospital para conhecer essas pacientes, seus hábitos e estilos, além de checar as medidas de busto, cintura, quadril e a altura para produzirem um look exclusivo para cada uma delas.

As participantes do fashion day do Icesp foram produzidas pelos profissionais Marcio Krahkeke, Ivan Stringhi e a equipe do Projeto Tesourinha, especialistas em acessórios e cabelo, respectivamente. A maquiagem ficou por conta da equipe de estilo da empresa Payot. Os objetivos da iniciativa, segundo a Fasm, passam pela redescoberta da beleza e a elevação da autoestima, favorecendo a recuperação social e física de quem vivencia um tratamento oncológico.

A ação teve também o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama, que responde no Brasil por 22% de novos casos de tumores por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). No Icesp, o grupo de Mastologia realiza mais de 1,2 mil atendimentos por mês, entre consultas médicas e cirurgias.

GALERIA DE FOTOS

  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3
  • Foto 4