Fundo Agbara lança programa para moda

Fundo Agbara lança programa para moda

Iniciativa trabalhará com 30 marcas lideradas por mulheres negras e afro-indígenas com patrocínio do Azzas 2154 e da Viação Cometa.

Fundo Agbara lança programa para moda

O Fundo Agbara, criado para incentivar negócios liderados por mulheres negras por meio de aporte financeiro, programas de formação e redes de colaboração, lança o programa Asa Dudu. Ao final do processo, as 10 marcas finalistas receberão R$5 mil cada uma, além de participar de desfile coletivo. A iniciativa conta com patrocínio da Viação Cometa e do Grupo Azzas 2154 por intermédio das marcas femininas do ex-Soma. Contando, ainda, com parceria do Instituto JCA, do Rio de Janeiro.

São duas etapas de formação. Da primeira, participam 30 marcas com, pelo menos, um ano de atividade comprovada, CNPJ e lideradas por mulheres negras e afro-indígenas moradoras da periferia da cidade de São Paulo ou de municípios da Região Metropolitana. Serão 8 encontros online de formação, tratando de temas como processo criativo, gestão, relações étnico-raciais na moda, marketing e comunicação.

Para a etapa seguinte, o Asa Dudu seleciona 10 marcas entre as 30, que avançam para capacitação complementar com oito encontros presenciais, uma vez por semana, no sábado. Dessa etapa sairão planos de negócios, além da preparação de um desfile coletivo ao final dos trabalhos. Cada finalista receberá R$5 mil para investir na própria marca, informa o comunicado do Fundo Agbara para a imprensa.

As inscrições para o Asa Dudu são gratuitas e foram prorrogadas de 17 para 21 de fevereiro.

TRABALHO COLABORATIVO

A formação no programa Asa Dudu estará a cargo da designer Mônica dos Anjos, reconhecida por seu trabalho na valorização da cultura afro-brasileira na moda e pela promoção da moda inclusiva. Também conta com o Ateliê Transmora, coletivo que une moda, arte e ativismo com foco na população trans e periférica, que cuidará da produção do desfile de encerrament.o.

O Fundo Agbara é uma organização sem fins lucrativos criada em setembro de 2020.