Na SPFW projeto do Instituto C&A mostrou collab da Rendeiras da Aldeia com Apartamento 03.
Lançado no início do mês o Projeto Entrelinhas, do Instituto C&A, fomenta a conexão criativa entre marcas entrantes e consolidadas. O propósito é ampliar oportunidades de negócios e de troca de conhecimento. Nessa primeira ação, o projeto reuniu três duplas: Dendezeiro e Kioo Moda; Isaac Silva e Quilombolas de São Lourenço; Apartamento 03 e Rendeiras da Aldeia, cujo trabalho colaborativo desfilou pela passarela da edição da SPFW, realizada a semana passada.
Conforme o Instituto C&A, cada dupla realizou dois dias de processo imersivo presencial para o desenvolvimento de looks que serão lançados em colaboração. Além da produção da campanha e dos encontros de conexão, o Projeto Entrelinhas fomenta o desenvolvimento dos produtos mediante auxílio financeiro. “Ao final do projeto, os participantes decidem se as peças serão produzidas em maior escala e comercializadas, sob responsabilidade e custeio das marcas envolvidas”, acrescenta comunicado do instituto.
A marca Apartamento 03, do estilista Luiz Cláudio, trabalhou com as Rendeiras da Aldeia, grupo de mulheres que produz moda feita à mão a partir da arte da renda renascença em Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo. Da parceria, foi desfilado um dos looks, um conjunto feminino todo em branco com aplicações de renda renascença no blazer e na calça, que fez parte da coleção Áureo.
OUTRAS DUAS DUPLAS
As três marcas consolidadas participam do grupo de apoiadores do Instituto C&A, assim como as três marcas entrantes escolhidas já contam com patrocínio da entidade em projetos de empreendedorismo. A estilista baiana Isaac Silva somou experiência com as marisqueiras e artesãs do Quilombolas de São Lourenço, da cidade de Goiana, em Pernambuco.
Elas produzem sobretudo acessórios de moda, como colares e brincos, utilizando materiais da região como conchas e rede de pesca.
Já a Dendezeiro, dos sócios baianos Pedro Batalha e Hisan Silva, colaborou com a Kioo Moda, de vestuário infantil que busca valorizar a representatividade negra. A Kioo foi criada pelo casal Glauber Marques e Izabela Matias, moradores da zona leste da cidade de São Paulo e pais do menino Murilo a quem dedicam as criações. Kioo no idioma africano banto Suaíli significa espelho, explica a marca.
“O Instituto C&A procura sempre atuar como um impulsionador de marcas brasileiras de moda autoral, que impactam de forma positiva as comunidades nas quais estão inseridas, seja por meio da geração de renda ou com o incentivo ao protagonismo preto, periférico, de mulheres e de grupos LGBTQIAP+”, declara em comunicado Gustavo Narciso, diretor executivo da entidade.
foto: divulgação (look desfilado pela Apartamento na SPFW . Crédito: Fernando Mendes)