Promoções de Black Friday podem animar o varejo com reflexos positivos também para a indústria
Embora de janeiro a setembro, a indústria têxtil e de vestuário tenha acumulado resultados mais negativos que positivos, a expectativa é de um final de ano mais animado. As promoções de Black Friday podem movimentar as vendas do varejo e ajudar também o setor. A avaliação é do superintendente de políticas industriais e econômicas da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção). “Estamos terminando um ano do qual muita gente não terá saudade. Os dados até aqui não são positivos, mas quem sabe a gente comece a sentir uma melhora daqui por diante”, disse o executivo.
Ele faz referência à proximidade da Black Friday que este ano será em 23 de novembro e depois o Natal. Citando pesquisas da eBit e da Zoom, Jardim diz que a previsão é as vendas de artigos de Moda e Acessórios, categoria que inclui roupas, crescerem 15% em 2018 sobre um movimento avaliado em R$ 420 milhões no ano passado. Sobre a pesquisa feita pela Zoom ele chama a atenção para o dado que indica que 62% das 9 mil pessoas entrevistadas afirmaram que não vão antecipar suas compras de Natal durante a Black Friday. “Isso é bom para o setor porque deixa o Natal como data de compra”, entende Jardim.
O superintende da Abit citou ainda pesquisa recente da associação com os empresários sobre a expectativa deles com o novo governo. Segundo o executivo, as empresas fazem projeções de crescimento, com aumento de faturamento e melhora no consumo. “Se o novo governo for bem-sucedido nas medidas implementadas já no primeiro semestre de 2019 e o mercado se sentir confiante devemos ter um ano bom”, afirma, sobre a agenda aguardada para ser executada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro.