Entidade encomendou estudo que prevê aumento de 3% ao ano, bem maior que a expansão de 1,5% projetada para 2014, mesmo com as vendas maiores esperadas para o período do Natal.
O Iemi (Instituto de Estudos e Marketing Industrial) avalia que país deverá registrar crescimento de 3% a 4% em volume de vendas no Natal de 2014 no segmento de varejo têxtil, comparado ao mesmo período do ano anterior. O setor quer virar a página de um ano considerado difícil, com Copa do Mundo e eleições, eventos que ao contrário do esperado tiveram como consequência a estagnação das vendas. “Os feriados da Copa, o fechamento de lojas durante os jogos e o inverno muito curto afetaram os negócios”, afirma Sidnei Abreu, diretor executivo da Abvtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que reúne o varejo de grande superfícies.
Estudo do Iemi apontou para um consumidor cauteloso e com receio de endividamento, mas que ainda viu nos itens como roupas, calçados e acessórios as melhores opções para presentear amigos e familiares. A expectativa é de o movimento nas lojas ter sido maior, somado aos resultados obtidos na Black Friday, que alavancou as vendas das lojas físicas. Esse otimismo também se estende para 2015. “Com o surgimento de mais centros comerciais, as redes vão expandir suas marcas e abrir novas lojas”, declara Abreu.
As vendas de final de ano, no entanto, não deverão ser suficientes para compensar os resultados do primeiro semestre. A avaliação é de crescimento acumulado de 1,5% em 2014, em volumes, e a estimativa para 2015 é de aumento de 3,1%, estimulado pela expansão das grandes redes de varejo. O processo de entrada de novas redes e as fusões e aquisições de empresas mostram que o mercado brasileiro continua atraente. As grandes redes de varejo mantêm projetos de expansão regional e continuarão investindo em 2015.