Segundo o Iemi, valor corresponde a cerca de 5% das vendas totais de jeans no varejo brasileiro em 2023.
As vendas de jeans por ecommerce no Brasil avançam, tendo movimentado R$1,3 bilhão em 2023. Conforme o Iemi, empresa de consultoria e pesquisa de mercado, o valor corresponde a 4,9% do que o varejo brasileiro gerou no ano com a venda de jeans em todos os canais de comercialização. A consultoria estima valor total de R$26,6 bilhões para o consumo aparente de jeans no Brasil em 2023, aumento de 2% sobre 2022.
O crescimento em valor deve-se basicamente à curva inflacionária porque, em número de peças de jeans, o varejo vendeu menos. Foram 285 milhões de peças em 2023, ante 291 milhões de peças em 2022. Para essa análise, o Iemi considera varejo a soma dos produtos confeccionados no Brasil e os importados, cuja participação no jeans é, aliás, muito pequena (5,2 milhões de peças importadas em 2023).
Ainda conforme o Iemi, o canal de ecommerce sustentou a comercialização de 5,3% do total dos 280 milhões de peças jeans produzidos no Brasil. Isso equivale a 14,8 milhões de peças vendidas pelo ecommerce que foram confeccionadas no país. A pequena diferença no volume do varejo é relativa aos importados.
VESTUÁRIO COMO UM TODO
Em 2023, o Brasil vendeu R$278,8 bilhões no varejo de vestuário, dos quais R$23,1 bilhões pelo canal de ecommerce, ou seja, 8,2% do total.
Sobre 2022, representa ampliação ao se considerar os R$19,5 bilhões gerados pelo ecommerce de roupas no país, segundo o levantamento realizado pelo GBLjeans à base de dados de comércio eletrônico mantida pelo governo federal, cuja cobertura só vai até aquele ano. Pelos dados oficiais, em 2022, o comércio eletrônico como um todo teria faturado R$187,1 bilhões.
Para 2023, a pesquisa anual da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) estima faturamento geral total do ecommerce de R$185,7 bilhões.