Faturamento do segmento em 2019 expandiu acima da média de 4,7% assinalada pelo setor como um todo, mostra balanço da ABF.
O balanço consolidado de 2019 realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostra que o desempenho do setor ficou ligeiramente acima da prévia apresentada em janeiro. Cresceu 6,8% sobre 2018, registrando faturamento de R$ 186,75 bilhões. A expectativa preliminar indicava crescimento de 6%. Da receita total, as franquias de Moda contribuíram com R$ 24,22 bilhões, aumento de 5,7% em relação ao exercício anterior.
Conforme a ABF, o número de unidades de Moda expandiu 1,8%, reunindo 20,3 mil pontos em 2019. Foi uma das menores taxas de expansão do setor que como um todo somou avanço de 4,7%. Moda só superou Serviços Automotivos (1,2%) e Serviços Educacionais (1%). Todos os setores aumentaram o número de unidades em operação, totalizando 160.958 pontos no Brasil.
A taxa de abertura de unidades de franquias como um todo foi de 9,2% no período, contra 5,2% no ano anterior, informou a ABF. De acordo com o estudo, o número médio de unidades por marca cresceu. A alta foi de 3,4% no ano passado em relação a 2018, passando de 53,4 para 55,2 unidades por rede.
Já em número de redes as franquias de Moda enfrentaram variação negativa, mostra o balanço da associação. Eram 505 em 2018 e caíram para 455 em 2019, queda de 9,9%. Moda inclui as lojas de varejo de vestuário, calçados e acessórios.
No plano geral, o Brasil contou com 2.918 marcas com franquia em 2019, aumento de 1,4%, acima do índice de 1,1% registrado no ano anterior. Entre os fatores que contribuíram para essa alta, a ABF cita “o lançamento de novas marcas e a adesão de grandes e tradicionais empresas ao mercado de franquias”.
Pela prévia de janeiro, a estimativa geral para 2020 é o setor de franchising crescer 8% em receita; 6% em número de franquias; e 1% em redes.