Marcas investem nas vendas online

Com o comércio físico reduzido ou fechado ao público, as empresas correm para oferecer opções; confira o que já está sendo feito.

Com as pessoas evitando o varejo físico, a não ser para ir a farmácias e supermercados, as marcas haviam reforçado desde o início da semana as ações no canal online a fim de garantir as vendas do inverno 2020. Os decretos de prefeituras e estados impondo restrições ao comércio deixaram as vendas à distância como única alternativa para manter os negócios funcionando.

Marca atacadista de Goiânia, a Patrícia Guimarães vai deslocar os vendedores das lojas físicas para ampliar a equipe de televendas e atendimento pelo WhatsApp, devido ao fechamento do comércio na Região da 44, onde estão as lojas da empresa. Os dois canais já funcionavam mas não eram responsáveis pela maior parte dos pedidos. “Por enquanto ainda temos as transportadoras e os Correios funcionando para entrega dos pedidos. Mas a gente não sabe se vamos contar com esses recursos por quanto tempo”, analisou a diretora que dá nome à marca.

Ela reconhece que a situação é muito difícil. “Mas não podemos desanimar. Estamos dando um passo para trás para depois dar muitos para frente”, disse ao GBLjeans.

A Cia Hering soltou comunicado explicando medidas internas, como trabalhar em home office ou cancelar viagens de trabalho. Com rede nacional, a empresa acrescentou que está gradativamente fechando as lojas atendendo as determinações dos órgãos competentes. Sugere que os consumidores usem os sites das marcas.

Como a Cia Hering trabalha com franquias – são 650 pontos que empregam10 mil pessoas – e milhares de multimarcas, a empresa lançou cupons digitais. O consumidor busca a loja mais próxima ou que gosta mais indicada no cupom. Dessa forma, repassa parte das vendas para a loja em forma de comissão. O frete é grátis, sem estabelecer valores. E no site poderá oferecer descontos especiais. Outra decisão foi estender o prazo para troca até 31 de julho.

MAIS MARCAS DIVULGAM SUAS MEDIDAS

O GBLjeans fez um levantamento inicial com as medidas já anunciadas por algumas marcas. A Mixed na segunda-feira estampou no site o comunicado enfatizando que continuaria com as lojas abertas, mas oferecia opção para o consumidor evitar ir até uma delas. Concede desconto de 15% e frete grátis para as compras em seu e-commerce. O mesmo desconto valeria para delivery organizado pelas equipes das lojas.

Desde terça-feira, a Aramis Menswear fez uma carta aberta na qual incentiva as compras pelo site. O frete é grátis, garante. Ou tem a opção de retirar em uma das lojas preparadas para isso. Nesse caso, o cliente pode solicitar para que um vendedor da loja entregue a encomenda no carro, sem que a pessoa precise entrar no shopping center. Também lançou o programa Aramis em Casa. A loja mais perto levaria as peças até a casa ou escritório do cliente.

Pelo Instagram, e antes que a prefeitura decretasse o fechamento para o público do comércio em São Paulo, a Alcaçuz avisou que alteraria os horários das lojas de rua. Informou ainda que faria o revezamento das equipes das lojas, do escritório e da fábrica. O desconto para compras pelo site ou para delivery é de 15%, com frete grátis. Até o fechamento desta edição, a marca não divulgara novas ações.

O Grupo AMC estabeleceu frete grátis para compras pelo site de todas as suas marcas – Colcci, Forum, Sommer, Tufi Duek, Triton, Skazi e Coca-Cola). A Colcci também lançou serviço de entrega em domicílio. Com rede nacional, o horário e funcionamento das lojas depende das regras de cada cidade ou estado.

A Animale concede desconto de 20%. O frete é grátis para quem usa o Bônus Digital, no qual o consumidor indica o nome do vendedor para esse receba a comissão. A marca disse ainda que está estudando estender o prazo de troca e de devoluções.

A Maria Filó anunciou que está fechando temporariamente todas as lojas físicas. As vendas só serão realizadas pelo site. Concede 20% de desconto e frete grátis. Pede para incluir no cupom o código de vendedor ou loja para pagamento de comissão.

A C&A avisou que estendeu o prazo de troca de 30 para 60 dias, que o frete é grátis, e ainda que iria lançar nesta sexta-feira, 20 de março, a C&A em casa. A Calvin Klein dá frete grátis para compras acima de R$ 100 que forem feitas de 18 a 25 de março.

O frete grátis para as compras feitas no e-commerce da TNG está restritro a entregas para cidades do sul e do sudeste do país. A marca informa que para as demais regiões o frete só será grátis nas compras acima de R$ 99,99.

COMÉRCIO CONFINADO

A medida recente de maior impacto foi o decreto da prefeitura de São Paulo que determinou portas fechadas para o público desde sexta-feira, 20 de março, a 5 de abril.

As lojas da capital podem continuar a trabalhar para tarefas administrativas ou relativas a envio de mercadorias vendidas à distância. Também não podem funcionar barracas e ambulantes de rua. Não respeitar a proibição pode levar à cassação do alvará de funcionamento. A medida não vale para atividades essenciais como supermercados, farmácias, lanchonetes e restaurantes, padarias, postos de combustível e feiras livres.

Medidas semelhantes já foram adotadas em outros estados como Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco. O impacto chegou ao Brás. Até ontem, 18 de março, a maioria das lojas funcionou normalmente, apesar da acentuada queda no fluxo de compradores pelas ruas do bairro. Hoje, 19 de março, muitos dos estabelecimentos menores sequer abriram.

AS 5 AÇÕES MAIS ADOTADAS

Frete Grátis: para todas as compras realizadas pelo site da marca; ou para compras acima de um valor mínimo; ou para entregas em algumas regiões; e para outras regiões exige valor mínimo

Serviço: levar produtos até a casa do cliente

Desconto nas compras pelo site: estão variando de 15% a 20%

Prazo de Troca: estão sendo estendidos. De 30 para 60 dias. Ou até mais longe como 31 de julho

Cupons Digitais: como forma de estimular o consumidor a indicar o nome/código de vendedor ou de loja para que esses recebam comissão sobre a transação