Em julho, pelo terceiro mês seguido, a indústria do vestuário brasileira amplia a intenção de lançamentos, já as têxteis desaceleraram.
O Índice de Atividade Industrial da GS1 Brasil faz a projeção do ritmo industrial com base na intenção de lançamentos das empresas. Usa como referência a quantidade de pedidos de registro de novos produtos recebidos pela entidade. O indicador tem servido de prévia confirmada pela pesquisa de produção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), como sinalizar que o semestre fecharia em queda. Para julho, o Índice GS1 aponta que as confecções de roupas ensaiaram a entrada de coleções novas no mercado.
Os pedidos de registros subiram 21,29% em relação a junho, mostra a pesquisa da entidade. No mesmo período, contudo, as solicitações das indústrias de têxteis voltaram a encolher em julho, com recuo de 52,43% de um mês para o outro. Entre maio e junho, as empresas mostraram certa movimentação. Emitiram sinais de recuperação que, no entanto, não se confirmaram em julho.
PRODUÇÃO INDUSTRIAL DIMINUIU EM RELAÇÃO A 2019
A despeito do resultado positivo de julho, o Índice GS1 aponta que a indústria do vestuário enfrenta o acumulado do ano ainda negativo. De acordo com a GS1, as confecções acumulam queda de 11,9% sobre os primeiros sete meses do ano passado. Os pedidos de registros de novos produtos da indústria têxtil caíram 31,1% de janeiro a julho em relação a igual período de 2019.
Segundo a entidade, o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial apurado em julho deste ano mostra que a intenção de lançamentos avançou 37,7% na comparação a junho, no dado livre de efeitos sazonais. “O resultado da intenção de lançamento de produtos apresentou crescimento pelo terceiro mês consecutivo; no entanto, a evolução dos últimos meses não foi o suficiente para compensar as perdas acumuladas desde janeiro”, declarou em comunicado à imprensa Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Por esse raciocínio, ela pondera que a retomada gradual de atividades tem influenciado positivamente a confiança das empresas.