Já as confecções de roupas aumentaram o ritmo, ainda que tenham registrado o menor índice entre as atividades que tiveram alta.
Entre as dez atividades que produziram menos em 2019 figura a indústria têxtil. De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF), a produção dos fabricantes de têxteis caiu 0,9% em relação a 2018. Acompanhou o ritmo da indústria brasileira como um todo que fechou o ano com queda de1,1%, de acordo com levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Por sua vez, as confecções de roupas produziram 0,3% acima do volume fabricando em 2018. É o menor índice de crescimento entre os oito ramos industriais que encerraram o ano com alta.
“Das 24 atividades pesquisadas, 16 tiveram queda no ano. A produção industrial pode estar sendo impactada pelas incertezas no ambiente externo e também pela situação do mercado de trabalho no país que, embora tenha tido melhora, ainda afeta a demanda doméstica”, declarou o gerente da pesquisa do IBGE, André Macedo, em comunicado ao mercado.
Confira no gráfico abaixo a evolução da produção industrial têxtil e de vestuário na década, em comparação com o desempenho da indústria brasileira em geral. Com o recuo de 2019, a indústria como um todo interrompeu dois anos consecutivos de crescimento, enquanto a indústria têxtil completou dois anos seguidos de queda. Já o aumento de produção das confecções de roupas em 2019 nem de longe supera o declínio de 3,3% enfrentado em 2018.
RESULTADO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EM DEZEMBRO
O resultado mensal mostra cenário diferente em dezembro. Para as confecções, a expansão de 5,3% em relação ao mês anterior ajudou a encerrar 2019 com variação positiva. Foi uma das mais altas em todo o ano do segmento, só sendo superada pelo avanço de 6,4% anotado em setembro. O desempenho da produção de vestuário em dezembro também foi um dos melhores entre as atividades monitoradas pela pesquisa do IBGE. Só foi menor que a indústria de impressa e reprodução de gravação cuja produção subiu 39,8% na passagem de novembro para dezembro.
Veja no gráfico abaixo o sobe-e-desce da produção industrial de têxteis e vestuário ao longo de 2019, em comparação com a média geral da indústria do país.