Estudo realizado pelo IEMI, que mostra as pequenas lojas independentes como o principal canal de venda do varejo em 2014, estima redução nas vendas em volume e faturamento.
Em relação ao ano passado, o mercado brasileiro de vestuário deverá apresentar cair 1,4% em volume de peças comercializadas, movimentando cerca de 6,4 bilhões, com uma queda de 2,5% em reais totalizando R$ 188 bilhões em 2015, segundo o estudo Canais de Varejo de Vestuário, realizado pelo IEMI – Inteligência de Mercado. De acordo com a análise, relativa ao comportamento do varejo em 2014, as lojas de vestuário independentes foram o principal canal de venda do setor com a comercialização de 2,4 bilhões de peças, representando 37,5% de participação no mercado.
Calças jeans aparecem como o segundo produto mais vendido no varejo, com 20,3% de participação, vindo logo após de blusas, que detêm 34,4% das vendas, e antes dos vestidos, com 15%, em valores.
Conforme o estudo, o canal que obteve maior crescimento de vendas em 2014 foi o de lojas de departamentos especializadas com 0,2%, como C&A e Renner, seguido por lojas de departamento não especializadas, como Pernmabucanas, com 0,1%. Já os hipermercados registraram queda de 0,3% no departamento de roupas. Em média, 33,5% dos pontos de venda que comercializam vestuário estão localizados em shopping centers e outros 66,5% são lojas de rua, localizadas principalmente em regiões centrais das cidades.
As redes de pequenas lojas tiveram uma participação de 16,5% nas vendas de vestuário no país e foram aquelas que apresentam preços mais elevados, quando comparados a outros canais, devido a investimentos em atendimento, qualidade dos produtos e ambientação das lojas, avalia o IEMI.
A participação dos importados no mix de produtos teve crescimento gradativo desde 2010, quando respondia por 6% do volume comercializado, subindo para 9,3% em 2011, 10,9% em 2012, 12,1% em 2013 e 13% no ano passado.