Em agosto, todos os produtos de moda encarecem, com exceção dos tecidos e artigos de armarinho vendidos no varejo.

Depois da tradicional queda de preços em julho por conta das liquidações de inverno, os preços de moda voltam a subir em agosto. Conforme a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que mede a inflação oficial brasileira, os produtos de moda encareceram em agosto 0,72% sobre julho.
O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de roupas acelerou 0,73%. A maior alta continua no segmento de roupas masculinas, com aumento médio de 0,93% em agosto, muito próximo inclusive ao segmento de joias e bijuterias, que registrou 0,95%.
A variação dos preços das roupas femininas subiu 0,54% e a de roupas infantis foi ainda maior em agosto, 0,84%.
Calçados e acessórios sustentaram alta de 0,69% no mês. Apenas tecidos e artigos de armarinhos apresentaram baixa de 0,11%, depois da forte alta de julho.
Esse aumento dos preços de moda reflete os lançamentos de primavera que começam a chegar nas lojas de varejo. Daí, a diferença em relação à desaceleração de 0,11% assinalada pela inflação geral em agosto. É o primeiro recuo do IPCA geral desde agosto de 2024, aponta o IBGE.
INFLAÇÃO ACUMULADA
No acumulado de janeiro a agosto, a cesta de produtos de moda registra alta de 2,84%, pouco abaixo da inflação geral para o período, calculada em 3,15% pelo IBGE.
Destaque para as roupas masculinas que acumulam alta de 3,26%. Roupas, de um modo geral, anotam inflação acumulada de 2,28% de janeiro a agosto.
A inflação de roupas femininas subiu 1,94% na comparação com os mesmos 7 meses de 2024. Já roupas infantis acumulam inflação de 1,14% no período.
Para inflação acumulada de calçados e bolsas; joias e bijuterias; tecidos e armarinhos, consulte os gráficos abaixo.
Na comparação dos últimos 12 meses até agosto, a inflação anualizada de moda soma 4,47%, abaixo portanto do índice geral que ficou em 5,13%.
Com exceção de joias que registram inflação anualizada de 20,04%, por conta da valorização do ouro, os demais itens de moda acumulam aumentos abaixo do índice geral, conforme mostra o gráfico abaixo.