Setor de calçados e vestuário cai 2,9% em volume em julho, acumulando alta de 4,4% no ano, segundo o IBGE

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de julho, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontou retração de vendas no setor de moda no mês. O volume de vendas caiu 2,90% em julho sobre maio e a receita nominal recuou 2,1%, indicando um período de liquidação. Também o comércio varejista em geral apresentou desempenho negativo que teve, contudo, recuo mais leve. Diminuiu 0,30% em julho. É a quarta baixa de vendas seguida desde abril. Já a receita subiu 0,10% em relação a maio.
Apesar da queda pontual de julho, os dados acumulados mantêm variação positiva para o setor de moda no ano. No acumulado de janeiro a julho, o volume de vendas do varejo de moda subiu 4,40%, conforme mostra o IBGE com os dados da PMC. A receita nominal avançou ainda mais, com alta acumulada de 7,50%.
Superou, assim, os índices do varejo em geral, que avançou 1,70% em volume e 7,40% em receita.
No recorte dos últimos 12 meses de julho, os números permanecem favoráveis para o varejo de moda. O setor registra aumento de 4,90% no volume de vendas e de 7,50% na receita nominal.
Já para o comércio varejista como um todo a pesquisa assinala crescimento anualizado de 2,50% em volume e de 8% em receita.
NAVEGUE PELOS GRÁFICOS
Para mais análises, consulte os gráficos elaborados pelo GBLjeans com base na pesquisa mensal do comércio (PMC) do IBGE, que mostram a variação mensal de janeiro a julho, permitindo comparações.
Também é possível acompanhar o desempenho do setor pela seção Indicadores de Moda.