Segunda edição da sondagem do GBLjeans concentra a análise em 55 marcas cujas coleções são vendidas em suas próprias lojas virtuais e em marketplaces especializados
Com a virada das coleções para o inverno, a nova sondagem do GBLjeans concentrou a análise no comportamento dos preços do jeans para adulto vendido por comércio eletrônico. Mantendo a divisão original de 14 classes de preço, chamadas de levels, a investigação mostrou que a maioria das marcas aumentou os preços antes de aplicar os descontos, na comparação com o levantamento anterior. O maior aumento foi no jeans vendido entre R$ 100 e R$ 130, com reajuste de 9%.
Mas, na maioria dos casos, a liquidação compensou a alta do ponto de vista do consumidor, apesar de os descontos oscilarem muito, variando de 1% a 80%, entre meados de janeiro e fevereiro, quando a pesquisa foi realizada pelo portal GBLjeans. As principais taxas de abatimento foram verificadas entre as marcas cuja maioria dos produtos é comercializada por marketplaces especializados, indo de 39% a 80%. Já aquelas cuja maior parte das coleções é vendida em lojas virtuais próprias trabalharam com descontos mais contidos, entre 10% e 29%, mostra essa segunda sondagem de preços do jeans no Brasil.
MUDANÇAS NA CONCORRÊNCIA
Para efeito de análise de posicionamento, o GBLjeans trabalhou com os preços cheios e não os de liquidação. Nessa edição o levantamento concentrou-se em 55 lojas de atuação nacional, entre marcas e lojas de departamento. Em relação à primeira sondagem, que incluiu os preços praticados em lojas físicas, algumas marcas, especialmente as femininas, subiram um degrau no level de entrada (a partir de R4 49,00). Só a terceira sondagem mostrará se a medida é uma mudança estratégica de posicionamento de mercado de cada marca ou se é uma ação isolada derivada da liquidação de estoques.
A mesma dúvida cerca outras marcas da sondagem que subiram ao menos uma classe na entrada e desceram o teto, concentrando as ofertas no patamar intermediário. Ainda em relação à primeira sondagem que mostrou a faixa de preços de jeans mais competitiva, e que não é a menor, ao menos duas marcas mudaram para disputar faixas de entrada bem abaixo do que vinham concorrendo. Uma delas desceu 7 levels, vendendo jeans a partir da classe que reúne produtos entre R$ 69,90 e R$ 89,99.
Tem também as marcas que partiram para concorrer a partir de faixas de preços mais altos do que estavam posicionadas. Cinco delas subiram três a quatro classes ao comercializar jeans com preço mínimo de R$ 250.