No mês, o IPP de têxteis recua e o de vestuário mostra estabilidade.
Após três meses de desempenho semelhante, os preços industriais de têxteis e vestuário oscilam em novembro. Medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPP (Índice de Preços ao Produtor) para o setor mostra que enquanto os preços de ‘porta de fábrica’ da indústria têxtil cai 0,30% em novembro em relação a outubro, os de vestuário apresentam estabilidade, com pequena variação positiva de 0,01%.
Conforme a pesquisa divulgada pelo IBGE, os preços industriais de modo geral têm baixa de 0,43% em novembro sobre o mês anterior. Dessa forma, interropem uma sequência de três meses em alta.
VARIAÇÃO ACUMULADA
Os preços industriais de vestuário oscilam acelerados no acumulado do ano, com alta de 7,56% na comparação com janeiro a novembro de 2022.
Já o IPP de têxteis acompanha a deflação acumulada pela indústria de um modo geral. Os preços industriais de têxteis acumulam redução de 6,45% na comparação com o período de janeiro a novembro de 2022. Representa um recuo maior que o anotado pela indústria brasileira (-4,89%).
Em 12 meses até novembro, o cenário muda pouco. O IPP de vestuário acumula alta de preços industriais de 7,26%. De acordo com a pesquisa do IBGE, o IPP de têxteis registra queda acumulada de 7,24%.
Já a indústria de modo geral tem baixa acumulada de 6,09% nos últimos 12 meses até novembro.
CONFIRA DETALHES NOS GRÁFICOS
Com base nos dados do IBGE, o GBLjeans elabora gráficos que registram a variação mensal, o acumulado do ano e de 12 meses da indústria geral, da indústria têxtil e da indústria do vestuário.
Mensalmente o IBGE revisa os dados com base em ajustes sazonais. Por isso, pode haver mudanças nos gráficos de um mês para o outro.
Use as setas para consultar os gráficos e fazer comparações entre variáveis.