Setor têxtil sobe 0,70% e de vestuário avança 1,30%, superando a alta da produção industrial geral do Brasil no mês

A produção industrial brasileira voltou a crescer em agosto, com avanço de 0,80% frente a julho, mostra a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado representa a melhor taxa mensal desde março e compensa, em parte, a leve retração observada no mês anterior. Na cadeia da moda, agosto também foi de resultado positivo. De acordo com o IBGE, a produção da indústria têxtil manteve a tendência de crescimento, ampliando em agosto ganhos que vêm sendo registrados de forma ininterrupta desde o início de 2025 . Diferentemente da indústria têxtil, a produção de vestuário, que enfrentou um primeiro semestre mais volátil em 2025, registra em agosto a segunda alta consecutiva, já possivelmente refletindo as encomendas para o último trimestre do ano.
Em agosto, a produção da indústria têxtil avança 0,70%. A produção de vestuário expande ainda mais com crescimento de 1,30% em agosto, a taxa mais alta depois da forte expansão registrada em março.
O desempenho da produção industrial brasileira como um todo ao longo de 2025 tem sido marcado por instabilidade, com meses de crescimento intercalados por quedas pontuais. É o caso de agosto que registra crescimento de 0,80%.
ACUMULADO
Os dados acumulados até agosto mostram que a produção da indústria têxtil sustenta ritmo de expansão sólido em 2025. A alta é de 10,70% sobre os mesmos 8 meses de 2024.
Na indústria do vestuário, a recuperação é mais contida, com aumento acumulado de produção de 0,90% de janeiro a agosto sobre 2024. Mas permanece em linha com o avanço da produção industrial em geral no Brasil, também de 0,90% para o período.
Também no acumulado de 12 meses até agosto, diverge o desempenho entre têxtil e vestuário. A produção têxtil assinala alta acumulada de 9,30%, enquanto a de vestuário assinala aumento de 3,50%.
Ambos os setores registram, porém, melhor desempenho que o da produção industrial geral que em 12 meses até agosto cresceu 1,60%.
MAIS DADOS
Para uma análise mais aprofundada sobre o nível da produção da indústria têxtil e de vestuário em agosto e ao longo de 2025, o GBLjeans publica gráficos interativos. A ferramenta permite comparar ainda a performance acumulada nos últimos 12 meses para cada setor.
Esses e outros dados do mercado estão também permanentemente disponíveis em nossa seção Monitor, que oferece um panorama dos indicadores setoriais.