Entre as atividades industriais do Brasil foi a que mais cresceu em outubro.
A produção de roupas sobressai iniciando o último trimestre do ano com alta de 14,1% sobre setembro. Foi a atividade industrial que mais cresceu no Brasil em outubro, mostra a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Apresentou crescimento de ritmo industrial depois de dois meses seguidos em baixa. Dessa forma, o acumulado do ano da produção de vestuário registra expansão de 3,4% em relação aos mesmos 10 meses de 2023.
Com o resultado de outubro, o acumulado dos últimos 12 meses da produção de roupas também sobressai ao saltar para 2,90%, praticamente encostando na média da indústria geral que acumula alta de 3% no período, conforme os dados do IBGE.
Salto semelhante ao de outubro só foi assinalado pela produção de vestuário em dezembro de 2023, quando avançou 13,90% depois de amargar 3 meses seguidos em queda.
Também a indústria têxtil volta a produzir mais em outubro, com expansão de 0,30%, depois da queda em setembro. Esse setor acumula alta de 3,80% no ano, de acordo com a pesquisa. A recuperação acumulada nos últimos 12 meses até outubro é ainda maior, com avanço de 4,20%.
Conforme a pesquisa do IBGE, a indústria em geral apresenta queda de 0,20% em outubro em relação a setembro, após aumentar por dois meses consecutivos. A variação negativa do mês não afetou o acumulado do ano que continua positivo, com crescimento de 3,40%. Nos últimos 12 meses até outubro, o índice registra 3%.
VEJA GRÁFICOS DE PRODUÇÃO
Observe o comportamento da produção de janeiro até outubro da indústria brasileira em geral, da indústria têxtil e da indústria de vestuário.
No segundo gráfico, dá para conferir os resultados do acumulado do ano em 10 meses e o acumulado dos últimos 12 meses até outubro.
CONSULTE O MONITOR
Para estender a análise, consulte o GBL Monitor que reúne os indicadores setoriais de 2024 com dados do IBGE: inflação da indústria, calculada pelo IPP (Índice de Preços ao Consumidor); inflação de moda com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo); o comportamento das vendas no varejo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC); além da produção.