Sondagem realizada pelo portal GBLjeans revela o patamar de maior concorrência no mercado brasileiro de calças jeans para adultos
Pode até ter oferta de calça jeans abaixo de R$ 100,00 no varejo brasileiro. Mas, essa faixa de preços está concentrada nas grandes redes de lojas de atuação nacional ou regional. Quando se fala em mercado de marcas, a disputa sobe alguns degraus, revela a sondagem de preços de calça jeans para adultos realizada pelo GBLjeans. Seja nos shopping centers ou no varejo online a fatia de maior concorrência se intensifica na faixa que vai de R$ 250,00 até R$ 400,00 por modelo. Esse range acumula o maior número de marcas disputando, com grande variedade de opções.
A sondagem não toma como referência o volume de produção. Atribui valor a partir da concentração de marcas em cada uma das 14 classes de preço definidas para análise. Calças vendidas entre R$ 251,00 e R$ 299,99 estão no décimo level, o mais concorrido. Nesse nível competem nada menos que 32 marcas, reunindo aquelas que só vendem para mulheres, outras apenas para homens e aquelas que têm modelos para os dois.
Dessa faixa participam inclusive grifes internacionais, com alguns pouco modelos de entrada, e marcas nacionais que se colocam como players do mercado de luxo. A marca que mais oferta tem nesse level é americana com 17 opções, para homens e mulheres; a segunda atende o mercado feminino, assim como a que está em terceiro lugar.
Calças de R$ 300,00 a R$ 400,00 formam o level 11 da sondagem, reunindo 28 marcas, com mais ofertas de modelos para mulheres do que para homens. É entrada de apenas duas marcas de luxo nacionais. Outras duas são exclusivamente de moda masculina. Nesse level, uma marca de jeans americana concorre muito próxima com uma jovem nacional em volume de modelos comercializados nessa faixa de preços.
Os levels começam pelos modelos básicos, com preços de entrada, até alcançar as fatias de jeans de luxo. Foram selecionadas marcas com atuação direta no varejo e por atacado, outras que são só atacadistas, além de grandes lojas de departamento que operam no Brasil. Desse mapeamento, é possível verificar desde os levels mais disputados, que não são os básicos, até o posicionamento da concorrência por marcas e por level, entre outras informações relevantes aos negócios.
Em um cenário econômico duro como as companhias enfrentam hoje no Brasil é preciso associar o feeling de negócios do empresário com dados consistentes que ajudem em análises estratégicas. Às vezes, a simples decisão de descer ou subir para um level menos competitivo pode trazer ganhos inesperados.