Último trimestre começa em baixa de 1,90% no volume de venda.
A queda das vendas no varejo de moda que começou em julho persiste em outubro. Em relação a setembro, a atividade registra baixa de 1,90% no volume de vendas e baixa de 1% na receita nominal. Representa recuo maior que o experimentado pelo comércio brasileiro como um todo que assinala em outubro redução de 0,30% em volume e de 0,10% em receita, conforme a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Assim, o desempenho da atividade de varejo de moda, que inclui lojas de vestuário, calçados e tecidos, persiste com queda acumulada. De janeiro a outubro, o segmento só apresenta crescimento de vendas em janeiro e junho. Assim, a atividade acumula perda de 6,7% em volume de venda na comparação com os mesmos 10 meses de 2022. E continua a apresentar alta de receita nominal no período, com aumento acumulado de 2,90%.
Nos últimos 12 meses até outubro, a venda do varejo de moda cai em termos de volume, acumulando baixa de 8,40%. Em sentido oposto, a receita nominal no período de moda mostra alta de 2,90%, ainda que em movimento de desaceleração.
Já o comércio varejista brasileito em geral acumula alta de janeiro a outubro de 1,60%, em volume de vendas, e de 4%, em receita nominal, na comparação com igual período de 2022.
Também em desaceleração, nos últimos 12 meses até outubro, o varejo brasileiro em geral registra crescimento acumulado de 1,50% em relação ao volume de vendas e de 5,1% na receita nominal.
NAVEGUE PELOS GRÁFICOS
Clique nos gráficos abaixo para acompanhar a variação do varejo de moda e geral, mês a mês, no ano e em 12 meses. São gráficos elaborados pelo GBLjeans com base nos dados publicados pelo IBGE.