Impulsionado pelo Dia das Mães, maio apresentou alta de faturamento, mas, em junho, as lojas de vestuário, calçados e tecidos faturaram menos.
Se em maio aumentou o faturamento das lojas de roupas, calçados e tecidos em todas as 16 regiões do estado de São Paulo monitoradas pela pesquisa mensal da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), estimulado pelas vendas do Dia das Mães, na passagem para junho a receita caiu em todas. De acordo com a pesquisa, o varejo paulista de moda faturou R$ 3,7 bilhões em junho. Sobre maio, representa quase 20% a menos.
A queda das regiões do ABCD e de Presidente Prudente ultrapassou os 30%, em junho em relação ao mês anterior. Com receita de R$ 217 milhões, a primeira caiu 34,8% e a segunda 36%, alcançando R$ 34,8 milhões. A capital registrou faturamento de R$ 1,5 bilhão em junho, que correspondeu à redução de 22% sobre maio. Na comparação com junho de 2014, o desempenho foi diferente.
Cinco regiões apresentaram alta de receita, lideradas por Sorocaba, que obteve aumento de 22%. Em seguida, aparecem a região de Guarulhos, a segunda maior depois da capital em vestuário, calçados e tecidos, registrando alta de 18%; depois, Ribeirão Preto (12%); Jundiaí (11%); e São José do Rio Preto (1,1%). As outras 11 regiões viram a receita cair em relação a junho de 2014.
De modo geral, o varejo paulista faturou R$ 41,4 bilhões, com a entidade apontando para queda de 3,7% sobre junho de 2014, que representa base muito fraca de comparação por conta da Copa do Mundo de futebol disputada no Brasil. Porém, sobre maio de 2015, a receita geral subiu em torno de 6%, mantendo o sobe-e-desce mensal que caracterizou o desempenho do setor analisado como um todo no primeiro semestre do ano.