Com a alta expressiva das vendas, setor cresce no acumulado do ano, mostra IBGE.
Surpreendeu a reviravolta do varejo de moda em abril. O setor cresceu
13,8% em volume de vendas e 13,9% em receita nominal em relação a março. Registrou a segunda maior alta entre as atividades monitoradas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na Pesquisa Mensal de Comércio. Ficou atrás apenas de Móveis e eletrodomésticos cujas vendas subiram 24,08% no mês.O desempenho do varejo de moda ficou acima das expectativas dos lojistas que já detectavam sinais de aumento de consumo no mês.
O IBGE reviu os dados de março. A queda profunda no volume de vendas de 41,5% foi revista para recuo de 16,1%. Nessa revisão, a receita caiu mais do que o inicialmente apontado (-9,4%). Diminuiu 16,4% em março.
O comércio como um todo também apresentou variação positiva em abril sobre março: de 1,8% em volume de vendas e de 1,4% em receita nominal.
Talvez você também goste de ler
Das oito atividades que compõem o índice da PMC, apenas o segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentou retração de vendas (-1,7%). “Essa queda fez com que o índice geral não fosse maior em abril, uma vez que o setor representa quase metade (49,2%) do volume de vendas pesquisado”, destacou o IBGE em comunicado sobre o desempenho do comércio brasileiro.
COMPARAÇÃO COM ABRIL DE 2020
Conforme a pesquisa do IBGE, o setor de Tecidos, vestuário e calçados mostrou aumento de 301,2% em relação a abril de 2020, que destacou como o “maior crescimento de toda a série histórica”.
A receita nominal manteve desempenho semelhante com aumento de 305,7% na mesma comparação.
O comércio como um todo registrou alta de 23,8% em volume e de 36,1% em receita em abril de 2021 sobre abril de 2020, de acordo com a pesquisa do IBGE.
ACUMULADO DO ANO É POSITIVO
A reviravolta do varejo de moda em abril refletiu no desempenho de janeiro a abril. “Com isso, o acumulado no ano passou de -18,8% até março para 3,6% em abril, primeira alta desde fevereiro de 2020”, ressaltou o comunicado do IBGE. Também em receita nominal, o setor acumula crescimento de 4%.
Encerra, assim, 13 meses consecutivos de taxa acumulada negativa.
Conforme o IBGE, o comércio nacional em geral acumula alta de 4,5% em volume de vendas e de 15,2% em receita nominal. É a primeira alta acumulado do ano.
DESEMPENHO NOS ESTADOS
Metade dos 12 estados que são destaque da pesquisa ainda mostra queda acumulada do varejo de moda entre janeiro e abril sobre igual período do ano passado.
Maior mercado do país, São Paulo continua até abril com variação negativa, embora tenha desacelerado o ritmo da retração. Anotou em abril recuo de 9,6%.