O balanço da participação em eventos realizados no período projetam negócios que podem render próximo a US$ 30 milhões, em 2011
O programa Texbrasil, de apoio à exportação no setor têxtil e de vestuário, divulgou esta semana o balanço dos negócios realizados entre janeiro e fevereiro durante feiras de negócios de que participa. As empresas calculam que venderam US$ 4.967.358, dos quais US$ 4.156.000 correspondem a transações negociadas pelas 23 companhias que participaram da Colombiatex, basicamente venda de tecidos para compradores da América Latina. A expectativa é de os contatos mantidos nessas feiras rendam outros US$ 29.577.900 ao longo dos próximos 12 meses.
Rafael Cervone Netto, diretor executivo do TexBrasil, reconhece que o cenário não está favorável para as vendas externas, em função do câmbio (valorização do real frente ao dólar) e aumento expressivo do preço do algodão que prejudica contratos de médio prazo. Mas o executivo salienta que o programa tem investido no sentido de criar rotas criativas de acesso ao mercado internacional. Seja buscando novos mercados – ele cita países árabes, do leste europeu e a Austrália -, seja discutindo formas de fomentar a inovação tecnológica aplicada a produtos brasileiros através de acordos envolvendo transferência de tecnologia com institutos de ponta para o setor, na Espanha, em Portugal e nos Estados Unidos.
Feiras em Paris
Entre os esforços está o encontro, marcado para a manhã dessa sexta-feira, 25, entre os representantes dos salões de moda e design de Paris, França, e empresários e estilistas brasileiros como forma de incentivar a presença de marcas nacionais nesses eventos, cujas próximas edições estão programadas para setembro. Sob a organização da Agência Regional de Desenvolvimento da Região de Paris-Ile-de-France, participam do encontro pelo lado francês: Etienne Cochet, presidente do SAFI (Salons Français et Internationaux), responsável pelos salões Paris Capitale de La Creation e da feira Maison & Objet; Marie-Laure Bellon, presidente da Eurovet (lingerie e swimwear); Boris Provost, diretor de comunicação das feiras Who’s Next e Première Classe; Muriel Piaser, diretora do Paris Prêt-à-Porter; e Jean-Luc Margot Duclot, diretor da área de encontros e eventos profissionais da agência francesa.