Em setembro, pelo segundo mês seguido, comércio vende menos, com queda de 1,70%.
A venda do varejo de moda cai forte em setembro. É o segundo mês seguido que o comércio vende menos roupas, calçados e tecidos. Teve queda de 1,70% em volume de vendas, que afetou também a receita nominal que recuou quase no mesmo patamar (-1,60%), mostram os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Às vésperas do início do quarto trimestre, a queda de vendas foi a maior do ano para as lojas que vendem artigos de moda. E contrasta com a primeira leva de balanços financeiros das empresas de moda de capital aberto que aponta para alta de receita e lucro no 3º trimestre de 2024.
No acumulado de 9 meses, a pesquisa do IBGE registra variação positiva para o varejo de moda do país. Mostra alta acumulada de 1,20% em volume de vendas e de 3,20% em receita nominal.
Da mesma forma, as vendas do varejo de moda dos últimos 12 meses continuam a acumular crescimento. Até setembro, apresentam variação positiva de 1,20% em 12 meses, em volume de vendas. Em receita nominal, têm aumento acumulado de 3,50% no período.
COMÉRCIO GERAL
Depois da queda de agosto, diferentemente da venda do varejo de moda que cai forte em setembro, o comércio brasileiro em geral cresce 0,50% no mês em volume, conforme a pesquisa do IBGE. Já a receita nominal expande 1,10% no mês.
O comércio varejista como um todo permanece com alta acumulada no ano de 4,80% em volume de vendas e de 8,50% em receita nominal.
No acumulado dos últimos 12 meses até setembro, o comércio brasileiro em geral vende 3,90% a mais em volume, com receita em alta de 7,20%.
DETALHES NOS GRÁFICOS
Para uma análise mais detalhada, veja os gráficos preparados pelo GBLjeans com base na pesquisa do IBGE. Os gráficos mostram a variação mensal de volume e receita do varejo de moda em comparação com o varejo geral. Também incluem o acumulado do ano e dos últimos 12 meses.
Se quiser comparar o desempenho do varejo de moda com outros indicadores setoriais, acesse a seção Monitor do GBLjeans.