Varejo de moda expande 27,9% em volume

Varejo de moda expande 27,9% em volume em janeiro

É a maior variação para janeiro entre as oito atividades de comércio pesquisadas pelo IBGE.

Varejo de moda expande 27,9% em volume em janeiro

Devido a uma reformulação na metodologia de apuração, só em abril o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística) liberou os resultados das vendas de varejo de janeiro, nos quais ressalta que moda expande 27,9% em volume, a maior variação entre as oito atividades monitoradas. É o primeiro resultado positivo das lojas de tecidos, vestuário e calçados depois de quatro meses seguidos de baixa.

Para a receita nominal do varejo de moda, contudo, a reação não foi tão intensa, com aumento de 0,9% sobre dezembro, mostrando que as vendas de Natal não foram tão boas.

Pela análise do IBGE, a reação de janeiro tem parte atribuída à fraca base de comparação dos meses anteriores.

A Pesquisa Mensal de Comércio de janeiro mostra que as vendas do varejo em geral aumentaram 3,8% em volume em relação a dezembro e a receita nominal subiu 3,6% na mesma comparação.

Conforme o IBGE, a pesquisa passou “por atualizações na seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e das atividades, além de alterações metodológicas, para retratar mudanças econômicas da sociedade”. Atualmente, a Pesquisa Mensal de Comércio computa dados de 5.653 empresas do comércio.

ACUMULADO DE 12 MESES

Mesmo com a forte alta de janeiro, o volume de vendas do varejo de moda não expande no acumulado de 12 meses. Manteve variação negativa, com recuo de 0,50% nos últimos 12 meses até janeiro. Já a receita nominal mostra alta acumulada de 15,70%.

De modo geral, o comércio brasileiro acumula expansão de 1,3% no volume de vendas acumulado em 12 meses até janeiro e de 14,1% na receita nominal.

Nessa edição depois da reformulação, a pesquisa não mostra os resultados do desempenho das vendas por atividade econômica de comércio em cada um dos estados tratados como destaque.