Varejo de moda vende mais em maio

Varejo de moda vende mais em maio

Aumento está focado sobretudo na venda de calçados, aponta IBGE.

Varejo de moda vende mais em maio

Após dois meses seguidos de retração, o varejo de moda brasileiro vende mais em maio, informa a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Conforme o levantamento, as lojas de vestuário, calçados e tecidos têm alta de 2% em maio, a maior entre as oito atividades monitoradas pela pesquisa. De acordo com Cristiano Santos, gerente da pesquisa, a venda de calçados impulsionou as vendas no mês.

A pesquisa não associa o crescimento do varejo de moda, que registra a segunda maior taxa do ano, com as vendas do Dia das Mães, considerada uma data importante para o comércio do segmento.

Também a receita nominal cresce 2,40%, mais pelo aumento do volume negociado do que pela inflação.

Mesmo com a alta de maio, o varejo de moda não vende mais ao longo do ano quando se faz a comparação com os primeiros cinco meses de 2023. A atividade continua no campo negativo, com queda acumulada de 0,50%, no volume de venda. No entanto, no período, a receita nominal continua crescendo, com avanço de 1,70%, acima da média do comércio brasileiro.

A janela de 12 meses até maio mostra baixa de vendas de 1,70% em volume de venda do varejo de moda. Mas registra aumento acumulado de receita de 3,20%.

COMÉRCIO GERAL

Assim como o varejo de moda, o comércio brasileiro como um todo cresce em maio, avançando 1,20% sobre abril, em volume de venda. A receita nominal sobe 1,30% no mês.

Com cinco meses de alta, o comércio varejista como um todo acumula crescimento de 5,60% em volume de venda e de 8,20% em receita nominal.

No acumulado dos últimos 12 meses até maio, o volume sobe 3,40%, em volume, e 5,30% em receita.

DETALHES NOS GRÁFICOS

Para uma análise mais concentrada, veja os gráficos preparados pelo GBLjeans com base na pesquisa do IBGE. Os gráficos mostram a variação mensal de volume e receita do varejo de moda em comparação com o varejo geral. Também incluem o acumulado do ano e dos últimos 12 meses.

Para completar, o último slide reúne todos os indicadores de moda de maio, permitindo a comparação mais ampla.