Sobre o salto de janeiro, as vendas crescem 0,30% em fevereiro à custa de receita.
Pelo segundo mês consecutivo, o varejo de moda vende mais. Em volume, a venda cresce 0,30% sobre a forte variação de janeiro (aumento de 8,50%). E a receita nominal cai pelo segundo mês seguido. Conforme a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a receita recua 0,50% em fevereiro.
De modo geral, o comércio varejista brasileiro como um todo cresce em fevereiro em relação a janeiro, com alta de 1% em volume e de 1,20% em receita.
VARIAÇÃO ACUMULADA
Depois de acumular perda no volume de vendas ao longo de todo 2023, o varejo de moda apresenta em fevereiro sinais de estabilidade. Na comparação com janeiro e fevereiro de 2023, a atividade não registra variação no bimestre.
Já a receita nominal do varejo de moda continua a acumular alta, mesmo com a queda em janeiro e fevereiro. Nesses dois meses, a receita acumula alta de 2,60% sobre igual período de 2023, mostra a pesquisa do IBGE.
Não apresenta, contudo, o mesmo desempenho na variação dos últimos 12 meses até fevereiro. Em 12 meses, o varejo de moda vende menos no Brasil e acumula recuo de 4,20%. Nesse período, a receita do varejo de moda sobe 2,40% no acumulado.
O comércio varejista brasileiro como um todo apresenta crescimento acumulado entre janeiro e fevereiro de 6,10% em volume de vendas e de 8,20% em receita nominal.
Nos últimos 12 meses até fevereiro de 2024, a alta acumulada do comércio brasileiro é menos intensa. Atinge 2,30% em volume e 3,70%, em receita nominal.
DETALHES NOS GRÁFICOS
Os gráficos preparados pelo GBLjeans com base na pesquisa do IBGE reúnem a variação mensal de volume e receita, para o varejo de moda em comparação com o varejo geral. Também incluem o acumulado do ano e nos últimos 12 meses.