Com esse resultado, segmento de tecidos, vestuário e calçados apresentou variação anual inferior à media geral de 4%.
Em 2013, o volume de vendas do comércio varejista de tecido, vestuário e calçados apresentou trajetória de altos e baixos. Mas, em novembro e dezembro registrou alta, encerrando o ano com aumento de vendas de 3,5%, que ainda assim ficou abaixo da média anual do varejo brasileiro como um todo, que foi de 4%, segundo a pesquisa divulgada na semana passada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Dezembro teve expansão de 0,70%.
A receita nominal do segmento continua a evoluir positivamente. Ao longo do ano, apenas em três meses (maio, junho e agosto) a receita ficou menor. Dessa forma, em 2013, a alta foi de 8,8%, indicador que ficou abaixo da média nacional, que teve expansão de 10,7%. Depois do crescimento expressivo obtido em novembro, a receita em dezembro cresceu 0,60%.
Na análise do comportamento do comércio regional, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo encerraram o ano como os estados de maior expansão no volume de vendas com taxas de 13%, 8,8% e 8,2%, respectivamente. Em termos de receita, Goiás, Espírito Santo e Santa Catarina são os três que mais faturaram, com aumento de 19,9%, 13,9% e 12,3%, respectivamente. Todos os doze estados monitorados apresentaram alta no volume de venda e de receita em dezembro, repetindo o desempenho no ano.