Com a revisão de janeiro para aumento de 4%, atividade acumula dois meses de alta.

Reajustado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o volume de vendas do comércio de vestuário, tecidos e calçados em janeiro alcançou aumento de 4% (ante índice prévio apontando queda de 3,9%). Assim, varejo de moda retoma o ritmo das vendas completando dois meses em alta. Em fevereiro, a Pesquisa Mensal de Comércio informa crescimento de vendas de
2,1% e de 3% em receita nominal nas lojas do segmento na comparação com janeiro.“No caso de tecidos, vestuário e calçados, o crescimento ocorreu após uma alta de 4% em janeiro. Foi uma atividade que não teve um Natal muito bom, com uma queda de 5,6% em dezembro (índice revisado pelo IBGE). Mas em janeiro, as empresas fizeram promoções muito fortes que se estenderam até fevereiro e contribuíram com esse resultado”, avaliou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, em comunicado do IBGE.
O comércio brasileiro como um todo também expandiu vendas em relação ao mês anterior, com avanço de 1,1% em volume e de 2,3% em receita ao longo de fevereiro, mostra a pesquisa.
ACUMULADO DO ANO
Com o resultado de fevereiro, o varejo de moda acumula crescimento de 5,1% em volume e 17,1% em receita, indicando que o setor retoma o ritmo de vendas.
Entre os estados que são destaque da Pesquisa Mensal de Comércio, Espírito Santo continua com forte expansão. Em volume de vendas, o varejo de moda do estado ultrapassou 10% de aumento no ano em volume (acumula 13,7%). Em receita, as vendas do comércio no Espírito Santo cruzaram os 25% (acumulam alta no ano de 26,8%).
Outro cinco estados mostram queda nas vendas: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Pernambuco e Santa Catarina.
Já o comércio como um todo apresentou certa estabilidade, acumulando pequena queda de 0,1% no volume de vendas entre janeiro e fevereiro. O acumulado de dois meses de receita mostra alta de 12,6%, informa a pesquisa do IBGE, publicada na manhã desta quarta-feira, 13 de abril.
RESULTADO EM 12 MESES
Ao longo de 2021, o varejo de moda começou a retomada, acumulando ganhos no indicador dos últimos doze meses. Até fevereiro de 2022, o volume de vendas cresceu 18,6% e a receita nominal, 26,4%.
Destaque no período de 12 meses para Bahia, cujo varejo de moda acumula alta de 40,2% em receita e de 32,3% em volume.
DETALHES NOS GRÁFICOS
Clicando nas setas, os gráficos mostram a variação mensal no varejo de moda em comparação com o desempenho do comércio em geral.
Outras duas séries incluem a variação acumulada no ano e em 12 meses do varejo de moda em comparação com o comércio em geral.
Mais dois gráficos apresentam o comportamento do varejo de moda por estado, com variação acumulada no ano e nos últimos 12 meses até fevereiro.
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