Novamente desempenho descolou do comportamento do comércio geral que recuou 3,1%.

Pelo segundo mês consecutivo, amentaram as vendas do varejo de moda em agosto. Da mesma forma, novamente, o desempenho descolou do comportamento do comércio em geral que caiu 3,1% no mês. As vendas de roupas, tecidos e calçados subiram
1,1% em relação a julho em volume e 1,2% em receita nominal.Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento mostra que das oito atividades de varejo monitoradas apenas duas registraram alta em agosto. Além de moda, cresceu o comércio de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,2%).
A receita nominal do comércio como um todo recuou 1,8% em agosto sobre julho, de acordo com o IBGE.
ACUMULADO DO ANO
Até agosto, o varejo de moda acumula alta de 28,1% em volume, na comparação com os primeiros oito meses de 2020. O mesmo confronto indica crescimento acumulado de receita de 31,6%.
O comércio como um todo cresceu 5,1% em volume e 17,4% em receita, de janeiro a agosto de 2021 sobre igual período de 2020.
12 MESES
Com a alta do varejo de moda em agosto, o acumulado dos últimos 12 meses mostra que o setor de Tecidos, vestuário e calçados manteve a recuperação. Anota aumento de 11,1% em volume de vendas e de 10,2% na receita nominal.
Descolou ainda mais da performance do comércio como um todo que, nos últimos 12 meses, acumula crescimento de 5% (volume) e 15,6% (receita).
DESEMPENHO NOS ESTADOS
Assim como no mês anterior, todos os 12 estados que são destaque da pesquisa do IBGE acumulam crescimento nas vendas do varejo de moda até agosto. E também no acumulado dos últimos 12 meses.
No acumulado do ano, a Bahia lidera a retomada. Em 12 meses, no entanto, o Espírito Santo anota as maiores altas.
DETALHES NOS GRÁFICOS
Clicando nas setas, confira a variação mensal das vendas do varejo de moda e geral. Da mesma forma, encontra a variação acumulada entre janeiro e agosto do setor e por estado. Além de encontrar o acumulado de 12 meses para o varejo de moda em 12 estados.