Conforme o IBGE, foi a atividade que mais cresceu no mês entre as oito analisadas.

Mesmo registrando a quarta alta seguida até abril, a maior do comércio brasileiro no mês, o desempenho das lojas de vestuário, tecidos e calçados ainda está abaixo do patamar registrado antes da pandemia de covid-19. Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a venda do varejo de moda acumula alta que não foi suficiente, entretanto, para anular a defasagem de
8,6%.Nos primeiros quatro meses de 2022, a venda do varejo de moda acumula alta de 26,7%, quando comparada a igual período de 2021. Para a receita nominal, o mesmo confronto mostra expansão de 43%, influenciando a escalada inflacionária do país.
Só em abril, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio, do IBGE, o aumento no volume de vendas das lojas de moda foi de 1,7% sobre março. A receita nominal cresceu, mas não no mesmo ritmo. Aumentou 1,1%.
O crescimento das vendas do varejo de moda, o maior entre as oito atividades analisadas pela pesquisa do IBGE, junto com Móveis e eletrodomésticos pressionou o desempenho do comércio como um todo em abril.
O comércio brasileiro fechou abril com aumento no volume de vendas de 0,9% e de receita, de 1,3%. Acumula assim alta de 2,3% em volume nos quatro primeiros meses de 2022 e de 16,8% em receita.
ACUMULADO DO ANO NOS ESTADOS
Entre os 12 estados que são destaque da Pesquisa Mensal de Comércio, o varejo de moda de São Paulo continua a chamar a atenção. As lojas paulistas que vendem vestuário, tecidos e calçados acumulam alta em quatro de 50,30% em volume e de 72,8% em receita.
Nessa série, somente o Rio de Janeiro permanece com variação acumulada negativa: -6,4% em volume de vendas. Mas a receita nominal expandiu 5% entre janeiro e abril.
RESULTADO EM 12 MESES
Até abril de 2022, nos últimos 12 meses, o volume de venda do varejo de moda cresceu 19,4% em volume e 29,4% em receita nominal.
Apesar do patamar alto, o desempenho até abril indica desaceleração na comparação com os últimos 12 meses até março.
Destaque no período de 12 meses entre os 12 estados da pesquisa continua sendo o varejo de moda da Bahia, com alta acumulada que saltou para 34,9% em volume e 46,2% em receita.
O comércio brasileiro como um todo acumula crescimento em 12 meses até abril de 0,8% em volume e de 14,5% em receita.
DETALHES NOS GRÁFICOS
Clicando nas setas, os gráficos mostram a variação mensal no varejo de moda em comparação com o desempenho do comércio em geral.
Outras duas séries incluem a variação acumulada no ano e em 12 meses do varejo de moda em comparação com o comércio em geral.
Mais dois gráficos apresentam o comportamento do varejo de moda por estado, com variação acumulada no ano e nos últimos 12 meses até abril.
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