Venda do varejo de moda cai em junho

Venda do varejo de moda cai em junho

No primeiro semestre, porém, lojas vendem 17% acima do ano passado.

Venda do varejo de moda cai em junho

Junho interrompe uma sequência de cinco meses de alta para o varejo de moda, que cai 5,4% em relação a maio, conforme a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Também a receita nominal apresenta queda de 4,4% na passagem de maio para junho. A movimentação prevista para o Dia dos Namorados frustrou as lojas de artigos de moda, como vestuário, calçados e tecidos.

A redução foi maior que a observada pelo comércio brasileiro como um todo, que recua 1,4% em junho em volume de vendas. É o segundo mês consecutivo em queda em razão dos números atualizados pelo IBGE. Já a receita nominal cresce 0,20% em relação a maio.

ACUMULADO DO SEMESTRE

No primeiro semestre de 2022, o varejo de moda registra alta acumulada de 17,2% em volume de vendas e de 33,8% em receita nominal, na comparação com igual período de 2021.

O desempenho do comércio como um todo de janeiro a junho mostra crescimento de 1,4% em volume e de 16,9% em receita.

ACUMULADO EM 12 MESES

Até junho, o acumulado de 12 meses registra desaceleração desde maio. Em moda, o avanço no período é de 9,3% em volume, ante 12,9% até maio. Da mesma maneira, a receita nominal da atividade sobe 20,9% nos últimos 12 meses até junho, contra 23,7% até maio.

O comércio em geral mostra novamente queda em 12 meses, acumulando até junho baixa de 0,9% no volume de vendas, mas aumento de 13,5% em receita.

DESEMPENHO NOS ESTADOS

Entre os 11 estados, além do Distrito Federal, que são destaque da Pesquisa Mensal de Comércio, Rio de Janeiro e Santa Catarina continuam como os únicos onde o varejo de moda cai de janeiro a junho, em volume de vendas. Mas com receita ainda em alta.

Mesmo desempenho é registrado na análise do acumulado dos últimos 12 meses.

No sentido oposto, o varejo de moda de São Paulo acumula alta no primeiro semestre de 32,3% em volume e de 53% em receita.

Em relação ao acumulado de 12 meses até junho, o varejo de moda de São Paulo apresenta crescimento de 16,2% em volume de vendas e de 30,8% em receita nominal.

DETALHES NOS GRÁFICOS

Clicando nas setas, os gráficos mostram a variação mensal no varejo de moda em comparação com o desempenho do comércio em geral.

Outras duas séries incluem a variação acumulada no ano e em 12 meses do varejo de moda em comparação com o comércio em geral.

Mais dois gráficos apresentam o comportamento do varejo de moda por estado, com variação acumulada no ano e nos últimos 12 meses até junho.