Foi a atividade com a maior queda do comércio no mês, mostra pesquisa do IBGE.

Ao longo do primeiro semestre, o desempenho do comércio de artigos como roupas, calçados e tecidos oscilou, com três meses em queda e três de alta. Em junho, a venda do varejo de moda esfriou, com recuo de
3,6% no volume de vendas e de 6,2% em receita nominal. Foi a atividade com a maior queda no mês, informa a Pesquisa Mensal de Comércio realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).Conforme a pesquisa, das oito atividades monitoradas, cinco apresentaram variação negativa. Pelo índice geral, as vendas do comércio brasileiro caíram 1,7% em volume. Porém, a receita aumentou 1,5%.
ACUMULADO DO ANO
Mesmo com três meses de queda expressiva em 2021, a venda do varejo de moda experimenta alta acumulada de 32,6% em volume, na comparação com o primeiro semestre de 2020. O mesmo confronto mostra crescimento acumulado de receita de 34,5%.
O comércio como um todo cresceu 6,7% em volume e 18,4% em receita, de janeiro a junho de 2021 sobre igual período de 2020.
RETOMADA
O IBGE observa que, no acumulado dos últimos 12 meses, o setor de Tecidos, vestuário e calçados, que o GBLjeans denomina Moda, “ao passar de queda de 3,9% em maio para aumento de 3,9% em junho, interrompe uma série de 16 taxas negativas”.
A pesquisa mostra ainda alta de 3,6% na receita dos últimos 12 meses.
O desempenho ficou abaixo do comércio como um todo no mesmo período de análise, que teve alta de 5,9% (volume) e 14,7% (receita).
DESEMPENHO NOS ESTADOS
No primeiro semestre, todos os 12 estados que são destaque da pesquisa acumulam crescimento na venda do varejo de moda.
Contudo, ao olhar para os últimos 12 meses, três estados continuam a apresentar variação negativa. Maior mercado do país, São Paulo registra queda de 3,5% em volume e recuo de 3,9% em receita.
Também o Paraná enfrenta queda em volume (-5,5%) e receita (-2,9%) em 12 meses. Da mesma forma, as vendas do Rio Grande do Sul apontam para contração de 2,4%, tanto em volume quanto em receita no período.
DETALHES NOS GRÁFICOS
Clicando nas setas, confira a variação mensal das vendas do varejo de moda e geral. Também encontra a variação acumulada para o primeiro semestre.