Segmento foi o varejo que mais cresceu no mês, sem incluir o setor de automóveis, e interrompeu dois meses fracos, mostra IBGE.
O ano começou aquecido para o varejo de moda. Na fase pré-coronavírus, as vendas de lojas de roupas, calçados e tecidos cresceram em janeiro, interrompendo dois meses fracos para a atividade. Com avanço de 1,3% em volume e 1,5% em receita nominal, o segmento foi o comércio que mais cresceu no mês, no Brasil, sem incluir o setor de automóveis, tratado como varejo ampliado. Foi um comportamento de reação sobre janeiro de 2019, quando as vendas tiveram expansão bem discreta.
Por isso, a comparação com esse período mostra um salto e tanto. Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), o volume de vendas aumentou 4,2% no confronto com janeiro de 2019 e 5,6% em receita. O levantamento é realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),
Em janeiro, ao contrário de Moda, o comércio brasileiro com um todo caiu 1% em volume e 0,5% em receita. Teve assim desempenho diverso do exibido em 2019 e 2018. Dessa forma, a comparação com janeiro de 2019 indica expansão de 1,3% em volume e de 5,6% em receita.
DESEMPENHO NOS ESTADOS
Como foi ao longo de 2019, o Espírito Santo mantém o melhor resultado do grupo destacado. Cresceu 20,9% em volume de vendas e 22,3% em receita nominal, em relação a igual mês do ano passado. O varejo de moda também expandiu em Goiás no mesmo período de comparação, com acréscimo acima de 10%. Aumentou o volume de vendas em 15,2% e a receita nominal, em 14,8%. Minas Gerais reagiu depois de penar ao longo de 2019 inteiro. Iniciou 2020 com alta de 10,3% em volume e 10,5% em receita.
A tabela abaixo mostra os resultados em todos os 12 estados.